Os games vêm sendo usados como uma forma de desafiar o cérebro humano, já há algum tempo, mas ainda são encarados pelo público como uma ferramenta de entretenimento puro.
Porém, nos últimos anos, essa percepção popular tem mudado e os games estão começando a ganhar espaço em outros lugares, fora da bolha do entretenimento. Vamos te mostrar que os games já não são mais “coisa de criança” e que estão ganhando espaço em outros setores da nossa sociedade.
E pensando nisso, listamos alguns jogos feitos para desafiar seu cérebro e afiar sua inteligência numa máquina NAVE.
Games levados a sério
A percepção de que games são produtos infantis ou menos importantes, tem mudado cada vez mais. Hoje, grandes empresas ao redor do mundo usam os games como forma de treinamento para colaboradores.
Experiências de grandes empresas, artigos e estudos, mostram que os games auxiliam no aprendizado de novas habilidades, ajudam a fixar o conhecimento de forma mais eficaz e em menos tempo.
Também existem vários casos de games sendo usados como auxílio para educação, que vão desde Minecraft sendo utilizado para tornar aulas de artes mais colaborativas, até games como Call of Duty, Medal of Honor e Assassin ‘s Creed sendo usados em auxílio à aulas de história.
Esse uso dos games, como ferramenta educadora, se deve a alguns fatores que fazem os jogos eletrônicos únicos. Assim como jogos convencionais, os games exercitam a tomada de decisão, ampliam a visão espaço-temporal e psicomotoras, mas por causa da tecnologia empregada na construção de som e imagem, esses benefícios são amplificados.
Os games também são uma plataforma para temas importantes
Além do seu uso educacional, temos visto nos últimos anos, com o avanço das tecnologias de desenvolvimento de games, que cada vez mais, essa mídia pode ser usada para tratar de temas importantes.
Os games têm usado sua forma de contar histórias para tratar de temas importantes para a sociedade, como depressão, representatividade, traumas, doenças psicológicas e muitos outros.
Temos alguns exemplos de games que tratam de temas muito importantes, como That Dragon, Cancer, um título autobiográfico, que conta a história de um casal, após seu filho ser diagnosticado com câncer. O game mostra a luta do casal contra a ansiedade e a depressão, ao mesmo tempo em que tentam aproveitar ao máximo o tempo junto do filho.
Outro game que levanta discussões importantes é Tell Me Why, da Dontnod. O enredo segue os irmãos gêmeos Tyler e Alison Ronan, que 10 anos após a morte da mãe, retornam a sua cidade natal para vender a casa da família, mas esse retorno abre velhas feridas e lembranças sobre a problemática mãe dos irmãos, principalmente de Tyler, que foi rejeitado pela mãe ainda muito jovem, por ser um menino trans.
Tell Me Why trata de temas como depressão, preconceito e relacionamentos familiares tóxicos, tudo de maneira madura e sóbria.
Esses são apenas alguns exemplos, existem muitos outros games que discutem temas importantes e pertinentes a todos nós, como sociedade e que mostram que os games são uma plataforma que pode ser usada para levantar discussões muito necessárias nos dias de hoje.
Desafie seu cérebro com esses puzzle games
Como vimos até agora, os games podem ser usados para além do entretenimento, seja para levantarmos discussões importantes ou até mesmo para auxiliar no espectro educacional. Mas quais games podem ser usados para desafiar sua mente e treinar seu cérebro? A seguir vamos listar alguns desses games para você.
1. Keep Talking and Nobody Explodes
Keep Talking and Nobody Explodes, da Steel Crate Games, é considerado o game de cooperação definitivo. A ideia é simples, você e um amigo assumem dois papéis, um de desarmar a bomba e outro de ler o manual de como desarmar a bomba.
Através do chat de voz, os dois precisam cooperar e se ouvir mutuamente para conseguir desarmar a bomba a tempo. Mesmo sendo angustiante, o game ajuda a desenvolver a cooperação e habilidade de pensamento rápido.
2. Franquia Portal
Os dois games da franquia Portal são, sem dúvida, alguns dos melhores do gênero. Misturando ação com puzzle, o game coloca o jogador para resolver enigmas diferentes e cada vez mais desafiadores.
O desafio em cada sala, nos dois títulos, é encontrar uma maneira de abrir um portal para a próxima, com desafios que vão aumentando em tamanho e complexidade conforme o jogador avança.
3. Tetris
Criado pelo russo Alexey Pajitnov em 1984, Tetris é um clássico dos PCs e portáteis. O game é extremamente simples: peças vão descendo a tela, em diferentes formatos, e seu objetivo é preencher uma linha horizontal na tela, de forma que fique sem espaços vazios.O jogo acaba quando o topo da tela é atingido por excesso de peças.
Tetris é um dos maiores sucessos da história dos games e já foi alvo de inúmeros estudos, que defendem que o game é benéfico para o treinamento de raciocínio lógico e percepção espacial.
4. The Witness
The Witness é um game de exploração em primeira pessoa, desenvolvido pela Thekla, Inc. e nele você controla um personagem que acorda em uma ilha que está dividido em 11 seções. O objetivo é obter uma caixa dourada em cada seção, para chegar até o topo da montanha, no centro da ilha.
O game tem dezenas de puzzles, muitos deles opcionais, que consistem em traçar um caminho em labirintos, de um ponto a outro sem interrupções e os labirintos vão ficando mais complexos a cada nova seção desbloqueada da ilha.
A tendência é, que nos próximos anos, os games estourem a bolha do entretenimento, e encontrem seu espaço em outros setores. Cada game da nossa lista é desafiador e inovador, à sua maneira, e todos vão ajudar a manter sua mente afiada.
E para aproveitar esses games e desafiar seu cérebro, você precisa de uma máquina que ofereça a melhor performance para os seus games, em qualquer situação e a NAVE sempre tem os melhores PC gamer para você. Escolha a sua NAVE!