Batalha De Games - Overwatch x Paladins

O que é a E3 e qual é a sua importância para o mundo dos games?

2 meses atrás
Compartilhe

Em 1995, a Entertainment Software Association (antes Interactive Digital Software) inaugurou a Electronic Entertainment Expo, mais conhecida como E3, a feira internacional voltada para jogos eletrônicos. Entre as principais empresas e personalidades do evento, estavam a Sega of America Inc. e o presidente da Sony Electronic Publishing Company. Com 25 anos de tradição, a E3 é considerada o evento mais importante do gênero, por reunir o nascimento de diversos consoles, jogos e várias novidades e tendências do mundo dos games. 

A E3 é uma vitrine para os lançamentos de novos jogos, tendências eletrônicas e hardware, sempre chamando a atenção do mundo inteiro. Durante alguns anos, o evento foi restrito apenas para a indústria. Porém, com o foco em desenvolver um evento maior, a E3 abriu partes da feira também para os fãs do gênero eletrônico.  

Este evento acontece anualmente desde seu lançamento em 1995, mas em 2020, devido à pandemia da covid-19, pela primeira vez, foi cancelado.  

Através dela, diversas empresas fazem anúncios dos grandes lançamentos de jogos. Em 2010, a Sony surpreendeu a todos anunciando o jogo Portal 2. A Microsoft também fez um dos anúncios mais históricos de 2010: em quase 15 anos, Final Fantasy seria lançado para um console. Também na E3, em 2018, teve uma gameplay de The Last of Us Part II. 

Em 2021, o evento eletrônico de jogos E3 acontecerá entre os dias 12 e 15 de junho de forma totalmente virtual e gratuita, já que a pandemia da covid-19 ainda assola o mundo, impedindo, mais uma vez, a realização presencial do evento. A empresa também mudou a marca do evento para “Electronic Entertainment Experience. 

Este ano, a E3 contará com as empresas Warner Bros, Nintendo, Ubisoft, Konami, Microsoft e outros, mas desde 2019 a Sony revelou que o evento não está sendo o lugar ideal para revelar seus planejamentos anuais. A Sony e Microsoft sempre disputaram a atenção do público. Já que em 2021 a Sony cancelou novamente sua presença, é muito provável que a Microsoft tenha a maioria das atenções.  

Por mais de duas décadas, a E3 tem sido o evento presencial mais importante de todos os tempos para os lançamentos dos jogos mais esperados do ano, além de expor todas as novidades do mundo eletrônico. Como a feira também foi atingida pelas dificuldades que a pandemia trouxe para o mundo, manter o evento virtual, além de garantir a segurança de todos, é um passo notório para o futuro da exposição, já que a feira eletrônica sendo realizada no formato virtual ganhará bastante visibilidade e provavelmente o evento on-line irá durar por mais alguns anos.