Seja para trabalhar com edição de vídeos e imagens ou rodar os games mais recentes com imagens em alta definição, gráficos de ótima qualidade, altas taxas de fps e sem travamentos, as placas de vídeo são indispensáveis para qualquer setup mais robusto, seja a GeForce GTX, uma placa de vídeo RTX ou Radeon RX.
Neste artigo, nós iremos conhecer os tipos de GPU e o quanto elas melhoram o desempenho de qualquer setup. Prepare o teclado e o mouse e vamos renderizar este artigo.
Qual a diferença entre placa de vídeo e GPU?
A placa de vídeo é a estrutura mais completa na qual a própria GPU fica localizada, além dos chips de memória de vídeo, sistema de resfriamento e outros componentes.
Quando procuramos por algum modelo, os grandes destaques ficam por conta da NVIDIA e AMD, como as placas de vídeo RTX e GTX da linha GeForce e a Radeon RX. No entanto, ambas as marcas são fabricantes de GPUs e as placas são geralmente produzidas por outras empresas, como ASUS, VGA e Gainward.
Enquanto isso, a GPU (Graphic Processing Units) é o chip de processamento gráfico presente na placa de vídeo, muito parecida com a CPU (Central Processing Units), mas com arquitetura dedicada para processar e converter dados específicos em pixels e imagens. Esses chips gráficos são divididos entre onboard e offboard, ambos com características distintas que veremos a seguir.
GPU onboard
A GPU onboard é aquela de circuito integrado, geralmente da Intel ou AMD, que funciona com recursos compartilhados, como a memória RAM. Entretanto, devido a essa falta de autonomia e limitação do hardware, elas são menos potentes, menos dinâmicas e, consequentemente, mais baratas.
GPU offboard
Já as GPUs offboard são aquelas presentes nas placas de vídeo dedicadas, com recursos próprios para proporcionar o melhor desempenho e poder computacional ao trabalhar com gráficos, sendo os principais modelos as placas de vídeo RTX da NVIDIA e a Radeon RX da AMD.
Elas são fundamentais para o processamento de geometrias, iluminação, cores, DLSS e Ray Tracing, anti-aliasing e diversos recursos que formam uma imagem de alta qualidade e em tempo real, permitindo rodar jogos mais pesados em resolução ultra HD 4K a mais de 60 quadros por segundo.
O que melhora no PC com uma placa de vídeo?
Como você viu até aqui, ter uma placa de vídeo dedicada permite que seu setup tenha mais eficiência e desempenho para renderizar imagem com mais velocidade e detalhes, tendo uma maior performance nos cálculos relacionados ao posicionamento e qualidade das texturas e polígonos, nos rebatimentos da luz dentro do ambiente 3D e muito mais.
Além disso, elas também são utilizadas no processamento de gráficos 2D, inclusive para gerar a interface do sistema operacional e dos programas, retirando boa parte da carga de trabalho da CPU e memória RAM, dando ainda mais eficiência e fluidez ao computador, permitindo até mesmo a utilização de múltiplos monitores.
Como escolher uma boa placa de vídeo?
Para escolher uma boa placa de vídeo, você deve procurar por uma quantidade elevada de transistores, pois eles impactam diretamente no desempenho. Enquanto a taxa de pixel e textura indicam a quantidade e velocidade que eles são computados na tela.
A quantidade de memória de vídeo, também conhecida como VRAM, é responsável por armazenar os dados temporários, dando mais agilidade na execução das tarefas. O recomendado é de pelo menos 8 GB.
Já o clock é a principal informação referente à velocidade e frequência que os dados são computados, sendo que as melhores podem ultrapassar os 2.000 MHz em modo boost. Fique atento à quantidade de unidades de processamento também, pois eles são os pequenos processadores da GPU e responsáveis por computar todas essas informações gráficas.
Além disso, existem outros aspectos que você deve se atentar antes de escolher uma boa placa de vídeo para o seu setup, como o desempenho de ponto flutuante, largura de banda, clock da VRAM e muito mais.
Qual a melhor GPU: NVIDIA ou AMD?
Essa é uma dúvida muito comum, no entanto, não existe uma resposta certa. As duas empresas contam com ótimas GPUs, sendo que os principais modelos de cada uma são as placas de vídeo RTX da linha NVIDIA GeForce e a Radeon RX da AMD. Embora tenham a mesma função, cada linha possui arquitetura e instruções diferentes. A AMD, por exemplo, conta com o Stream Processors, um tipo de processador menor e que roda com clock baixo, enquanto a NVIDIA tem os CUDA core, maiores e mais complexos.
A título de exemplo, o PC Gamer NAVE Júpiter conta com a Radeon RX 6800 XT, que possui a inovadora arquitetura RDNA 2, além de ser a primeira da marca com tecnologia Ray Tracing. Ela oferece o máximo de desempenho para rodar todos os jogos atuais e os que ainda vão lançar com o máximo de qualidade e imersão.
Já o Desktop Cósmico IA30 conta com a placa de vídeo RTX 3060 da linha NVIDIA GeForce com um histórico inovador que veio para substituir a clássica e poderosa família GTX.
As placas de vídeo RTX foram as primeiras a implementar a tecnologia de Ray Tracing e se tornaram referência no assunto. A GeForce RTX 3060 ainda traz a arquitetura RTXTM de 2ª geração e novos multiprocessadores de streaming para rodar e gravar todas as suas partidas com o máximo de qualidade, sem lag ou travamentos.
Escolha sua NAVE Gamer e mostre quem é o verdadeiro pro player
Chegando ao fim deste artigo, esperamos que você saiba como avaliar uma boa placa de vídeo para escolher o modelo mais adequado para o seu setup gamer.
Mas se você ainda tem dúvidas, a NAVE preparou um conteúdo especial que vai te guiar pelo universo dos hardwares e te ajudará a escolher uma máquina poderosa, seja você um gamer iniciante, intermediário ou avançado.
Confira o nosso guia do usuário. Com certeza tem uma NAVE gamer perfeita para você.