O designer é um profissional que precisa estar bastante ligado em tudo o que acontece no mundo digital. Isso, é claro, se ele deseja se tornar ou manter-se relevante nesse mercado.
E não tem nada melhor do que trabalhar tendo acesso aos melhores softwares e sites. Com isso, é possível também organizar melhor o seu tempo, buscar insights e ter um bom networking, compartilhando seus projetos nos locais certos. No entanto, o lado bom é que a lista de aplicativos existentes para auxiliar o designer é enorme, sendo possível encontrar ótimos programas gratuitos neste universo.
De olho nisso, a NAVE preparou uma lista especial com esses softwares que vão facilitar o trabalho na hora de realizar aquele tratamento de imagem, edição de vídeo, entre outras diversas possibilidades que a profissão de designer necessita.
Aplicativos para o designer gerenciar melhor o tempo
Antes de falar sobre os softwares que vão ajudar o designer naquele projeto que precisa de uma ilustração bem complexa, vamos falar sobre a importância de saber dosar o tempo.
Muitas vezes os profissionais, especialmente os que atuam em home office, não conseguem manter uma agenda equilibrada e acabam trabalhando por muito tempo. Para não correr esse risco, ter um aplicativo pode ajudar nessa organização. Confira dois excelentes app abaixo:
Notion
Essa é uma ótima ferramenta para organização de tarefas – só que vai muito além disso. Com o Notion, é possível gerenciar seus projetos, compartilhar trabalhos com outros designers, além de acompanhar cada passo das suas atividades. Nele, você encontra:
- Calendário;
- Tabelas;
- Agenda;
- Lista de tarefas;
- Notas;
- Checklists;
- Espaço para armazenamento de conteúdo;
- Criação de texto;
- Modelo Kanban para controle de tarefas e gestão de equipe.
Um ponto muito positivo do Notion é que ele pode ser utilizado pelo computador, por meio do navegador. Porém, se preferir, pode baixá-lo para usar no notebook ou até mesmo em seu smartphone.
Timesheet
Esse programa é um outro grande aliado do designer. Ele é um sistema utilizado para controlar de forma eficaz a gestão de tempo gasto para realizar alguma atividade profissional no cotidiano.
Com o Timesheet é possível – além de contar quantas horas você demorou naquela arte – calcular custos da empresa, como luz, frete, água, entre outros. Isso ajuda na hora de cobrar pelo seu trabalho, uma vez que possibilita ter dados importantes.
Sites para encontrar imagens e inspiração
Antes de começar um projeto de designer efetivo, é bom contar com alguma referência ou até mesmo saber qual site escolher para encontrar a imagem perfeita para o trabalho. Confira abaixo três desses locais:
O nome já entrega tudo, né? O site tem inspiração nos termos pin (alfinete) e interest (interesse). Em outras palavras, a rede social é como se fosse um enorme quadro de cortiça onde prendemos fotos. Ele possui uma versão para web, além de aplicativo para aparelhos com sistema iOS e Android. A plataforma tem um layout bem limpo, o que facilita a busca de inspiração que podem ser salvas em sua conta para conferir sempre que precisar.
Shutterstock
Esse é com certeza um dos bancos de imagens mais conhecidos de toda a internet. O site é ótimo para o designer encontrar as melhores imagens para realizar o seu trabalho. Além disso, o Shutterstock também é muito procurado por profissionais da fotografia, que podem vender as suas imagens e ser pago em dólar por isso.
Algumas imagens estão disponíveis de forma gratuita, para serem usadas nas artes, e outras são pagas.
Freepik
Para quem deseja um bom banco de imagens, sendo elas gratuitas, esse site é o canal certo. Ele tem uma estrutura muito simples, o que facilita a busca por uma foto que se enquadre na sua necessidade. Além disso, o Freepik conta com mais de 1 milhão e meio de arquivos gratuitos que você pode baixar tranquilamente no seu notebook para trabalhar com tranquilidade.
A única coisa em troca que o site solicita é que dê os devidos créditos na imagem, divulgando assim quem fez.
Os melhores programas para o trabalho do designer
Agora que está claro a importância de otimizar o tempo e onde encontrar boas imagens, é preciso saber quais as ferramentas vão ajudar o designer a realizar os seus projetos.
Confira abaixo os melhores programas para edição:
Adobe Photoshop Sketch
Esse é com certeza um dos melhores aplicativos para esboço e desenho disponíveis atualmente. Um ponto forte é que ele é gratuito e, ao logar com sua conta da Adobe, é possível liberar mais ferramentas e recursos. Além disso, você pode fazer os esboços no aplicativo e utilizá-lo no Illustrator e Photoshop.
Adobe Illustrator
Essa é com certeza, ao lado do Photoshop, uma das ferramentas mais conhecidas utilizadas e aclamadas pelos designers. O Adobe Illustrator é perfeito para quem precisa criar tudo em design gráfico, desde logotipos, ícones, ilustrações e imagens.
Figma
Esse é um editor on-line, pensado na criação de interfaces gráficas para a web, o chamado UI, e também para aplicativos e experiência de usuário, conhecido como UX. O Figma atualmente é a ferramenta mais utilizada para a prototipagem. Se você tem interesse em entrar para o mundo de UX/UI designer, precisa começar a usá-lo o quanto antes.
DaVinci
Essa é uma opção incrível para quem precisa fazer edição de vídeos. Com esse software, é possível editar com cores, aplicar diversos efeitos e trabalhar com a pós-produção de som.
O DaVinci é tão bom que até mesmo Hollywood já utilizou o programa como ferramenta de trabalho.
Blender
Um dos melhores aplicativos para criação de gráficos e modelagem 3D. O programa é capaz de trabalhar com rig, animação, simulação, composição, renderização, motion tracking e muito mais.
O ponto positivo do Blender é que ele é um software de código aberto e que tem uma comunidade enorme que mantém tudo bem atualizado. Além disso, também é possível encontrar diversos conteúdos para iniciantes no programa.
Canva
Esse aqui não podia faltar. Um software de design gráfico gratuito, bastante fácil de usar e totalmente on-line. São mais de 10 milhões de usuários ao redor do mundo que utilizam a ferramenta. É possível ainda encontrar artes prontas e outras pagas para edição. Uma boa escolha para quem está dando os primeiros passos na área.
Redes sociais: um caminho para o designer mostrar seu trabalho
Depois de realizar todo o estudo e de começar suas artes, é importante saber onde postar o seu conteúdo para encontrar possíveis clientes. Uma boa escolha é criar um Instagram profissional e montar o seu portfólio. Além disso, o Linkedin é perfeito para apresentar o seu talento e atrair os olhares de recrutadores que estão em busca de colaboradores o tempo todo.
É preciso contar com uma máquina que dê conta do trabalho para rodar os programas
Para trabalhar de forma assertiva, é necessário que o equipamento também ajude o designer. E para isso, é necessário ter computadores – sejam eles desktop ou notebook –, de alta performance, afinal, ninguém quer perder todo o trabalho por conta de máquinas ultrapassadas.
E se a sua máquina anda dando aquelas travadas, demorando para carregar programas que antes funcionavam rapidamente, pode ser um indício de que seja necessário um notebook profissional.
Acesse o nosso site e confira as melhores opções para fazer aquele upgrade que o seu trabalho precisa.
Para continuar bem informado, continue navegando em nosso blog.