Com o passar do tempo os desktops gamers melhoram cada vez mais, oferecendo a tecnologia que os jogadores merecem, porém alguns termos podem ser confusos ou parecerem similares, então, decidimos descomplicar sobre o que é o Ray Tracing e DLSS, duas tecnologias totalmente distintas, mas que ainda confundem algumas pessoas.
Ray Tracing apesar de ser uma tecnologia nova no âmbito de games, ele já existia nos efeitos especiais cinematográficos. É uma técnica de iluminação, retratando a luz como ela realmente funciona, resultando em um aspecto mais realista aos jogos digitais. O Ray Tracing está sendo disponibilizada pela placa de vídeo da AMD e NVIDIA e procura criar com naturalidade os fenômenos da iluminação, contraste e sombra, através de ambientes 3D, reproduzindo uma simulação dos raios de luz sobre objetos, superfícies ou reflexos nos olhos dos personagens, mantendo a ideia de aproximar o virtual do real.
Confira um vídeo sobre a diferença de ter um Ray Tracing:
Oferecida apenas pela placa gráfica da NVIDIA® GeForce RTX™, a tecnologia DLSS (Deep Learning Super Sampling em português “Aprendizado profundo de superamostragem”) é uma Inteligência Artificial que tem como objetivo renderizar as imagens transformando-as em imagens de alta resolução. Além de entregar uma resolução gráfica 4K, com o dobro de FPS a tecnologia também permite o aprimoramento dos quadros com menos processamento gráfico, resultando em um aperfeiçoamento de taxa de quadros maiores (FPS).
Assista uma mostra sobre o que é DLSS:
Agora esclarecidos sabemos que essa tecnologia, apesar de parecer futurista você não precisa de um computador da “NASA” para levar até sua casa, afinal o desktop NAVE Cósmico é equipado com a placa de vídeo NVIDIA® GeForce RTX™ 2060, trazendo toda a força do Ray Tracing em tempo real e da AI aos seus games. Está na hora de você ditar o ritmo da sua jogatina.