No mundo gamer, é muito comum vermos homens protagonizando o desenvolvimento dos jogos, sua utilização – a maioria dos jogadores aficionados ainda é composta por homens – e até as suas narrativas.
Esse cenário, no entanto, tem mudado com a presença cada vez maior de mulheres no cenário dos games: seja jogando, desenvolvendo ou protagonizando os jogos, elas estão cada vez mais firmes nesse universo.
Neste artigo, a vez é das mulheres: separamos quatro protagonistas femininas icônicas que marcaram games históricos, deixando uma marca definitiva no universo gamer. São personagens fortes e emblemáticas, cada uma à sua maneira, e vamos conhecer de perto cada uma.
Jill Valentine (Resident Evil)
Começamos com uma personagem de muita ação: Jill Valentine, a protagonista do clássico jogo da Capcom, também com versões para o cinema.
Originalmente militar do Exército dos EUA, Jill Valentine passou a integrar o S.T.A.R.S., serviço especial tático e de resgate da polícia de Racoon City, que, no entanto, acabou sendo dissolvido após a morte de boa parte de seus integrantes em incidentes envolvendo a poderosa Umbrella Corporation.
Sem perder a disposição de lutar contra o crime e o terrorismo biológico, Jill capitaneou a fundação do B.S.A.A., unidade internacional de combate ao bioterrorismo, na qual foi peça-chave e sobreviveu a uma série de ameaças ao longo de anos de trabalho.
Definitivamente uma mulher de ação, Jill tem um forte senso de justiça, disposição em aprender e extrema competência em suas tarefas. Além disso, tem temperamento equilibrado e fácil disposição em fazer amizades.
Sem dúvida, Resident Evil é um game com uma protagonista para lá de especial! Vamos ver as outras!
Cortana (Halo)
Quem disse que as personagens femininas dos games precisam ser necessariamente humanas? Para quebrar essa escrita, aqui está Cortana, peça fundamental de Halo, uma das franquias de jogos mais conhecidas do mundo.
Unidade de inteligência artificial criada com base no cérebro clonado e uma cientista, Cortana foi criada para ajudar a humanidade na guerra contra os alienígenas Covenant, história que surge pela primeira vez em Halo: Combat Evolved, jogo de 2001.
Projetada para ter mil e uma utilidades, Cortana comanda equipamentos, planeja missões e hackeia sistemas inimigos, sendo de fundamental importância para o desenrolar da história de Halo – tanto nos romances quanto nos games.
Esta icônica personagem teve a aparência baseada na rainha egípcia Nefertiti e aparece em nada menos do que seis jogos da série Halo, constituindo-se como uma personagem central ao longo de toda a série.
Não bastasse tudo isso, Cortana ainda foi a inspiração para que a Microsoft batizasse da mesma forma a assistente do Windows! Inicialmente apenas o codinome do projeto, “Cortana” acabou sendo adotado pela comunidade e se tornou o nome da assistente virtual dos sistemas da empresa.
Peach (Mario Bros.)
Nome casual para Princesa Peach Toadstool, Peach, como simplesmente é chamada na maioria de suas aparições em games, é uma personagem da superclássica franquia Mario Bros., e, como veremos, tem um papel muito importante na série.
Tendo sua primeira aparição no jogo Super Mario Bros., em 1985, Peach é a princesa do Reino dos Cogumelos (Mushroom Kingdom), conhecida por seu caráter gentil e bela aparência.
O reino de Peach é invadido pelo vilão Bowser, que transforma seus habitantes em objetos, e, sabendo que Peach tem poderes para reverter suas feitiçarias, a sequestra, o que exige a atuação do protagonista Mario em prol do seu salvamento.
Embora não exerça papel muito ativo em sua primeira participação, Peach ganha importância ao longo da série, participando de nada menos que dezenove games da saga original, desenvolvendo diferentes papeis, e diversos spin-offs, como Mario Tennis e Mario Kart.
Peach ainda teria seu ponto alto como heroína de Super Princess Peach, um dos jogos da franquia. Para quem começou como uma princesa sequestrada, ela teve uma grande ascensão!
Lara Croft (Tomb Raider)
Vindo ao mundo em 1996, no primeiro jogo da saga Tomb Raider, Lara Croft logo se consolidou como uma forte personagem feminina de ação no mundo dos games, capitaneando uma franquia de muito sucesso, que viraria filme anos depois.
Aventureira de marca maior, tendo vivenciado inúmeras caçadas por tesouros e artefatos históricos ao redor do mundo – que a colocaram em apuros envolvendo até deuses egípcios – , Lara é uma sobrevivente: aos 9 anos, o avião em que estava caiu no Himalaia e a pequena Croft caminhou 10 dias na neve até chegar a uma cidade e salvar-se.
Criada apenas pelo pai, um arqueólogo inglês, devido à presumida morte de sua mãe no acidente aéreo, Lara aprendeu arqueologia e desenvolveu gosto pela caçada de tesouros e objetos míticos, que se tornariam a tônica de suas aventuras.
Embora os primeiros games não contem claramente sua história, o relato da vida de Lara Croft aparece em seus filmes: os dois primeiros (2001 e 2003) foram estrelados por Angelina Jolie e deram mais textura à personalidade da icônica protagonista da série.
Em 2018, Tomb Rider – A Origem voltaria a explorar a história da personagem, que, então, já estava totalmente consolidada: além de diversos games e filmes, Lara Croft ainda participou de comerciais de televisão. Nada mau, não é mesmo?
E você, tem uma preferida? Conta pra gente qual a melhor personagem para você!
Invista em um PC Gamer NAVE. Clique aqui e conheça nossos PCs gamer.