Os jogos de sobrevivência têm explodido nos últimos anos. O cardápio do Steam está cheio de todos os tipos de exemplos, incluindo jogos clássicos de survival horror e novos simulacros de sobrevivência hardcore. Para ajudar qualquer aventureiro desorientado, reunimos os melhores jogos de sobrevivência para ajudá-lo a escolher quais histórias e aventuras mais interessantes no mundo dos games.
Há muitos excelentes títulos de sobrevivência por aí, uma grande porcentagem dos quais são projetos que foram esperados por muito tempo. Nosso guia o ajudará a procurar apenas os melhores.
Quer você goste de sobreviver aos horrores da guerra ou esteja interessado na nova trend de jogos de gerenciamento de fome e doenças, prepare-se para suportar agonia e muita dor nessas viciantes aventuras de sobrevivência!
Don´t Starve
A ideia mais horripilante de sobrevivência real é ter que fazer isso sozinho. É exatamente isso que Don’t Starve faz você fazer, pois é uma experiência inteiramente individual. O terror de ter que se defender na natureza é felizmente compensado pela adorável arte estilo Tim Burton e pela coleção de criaturas totalmente bizarras que estão à espreita neste mundo de tom sépia. Lobisomens, cíclopes e muitos outros monstros absurdos vagueiam pela terra procurando tornar as coisas difíceis para você.
Não morra de fome e não se concentre muito em coisas banais pois a maior parte do seu tempo é gasto colhendo matéria-prima. Mas, ao invés de fazer construir casas como em Minecraft, este jogo indie tem tudo a ver com as ferramentas e engenhocas que você pode fazer.
Como o Minecraft, Don’t Starve também tem uma pegada muito estratégica que se divide entre algumas “minerações” e construções e plantio e colheita de alimentos. Se tudo isso parece maravilhoso, mas você não quer colher galhos e grama seca por conta própria, Don’t Starve Together, uma versão multiplayer também permite que você jogue com um amigo, e na verdade é um dos melhores games cooperativos no PC.
This War of Mine
This War of Mine traz uma dinâmica muito diferente de sobrevivência. É uma representação da luta de um grupo de civis para se manterem vivos em seu país devastado pela guerra. Preso em uma casa sitiada, preso por franco-atiradores, e atacado por outros sobreviventes que procuram pegar o que você encontrou, é um jogo de decisões traumáticas e consequências de vida ou morte. É o lado do conflito com o qual poucos jogos de guerra realmente lidam.
Cada um de seus sobreviventes gerados aleatoriamente tem histórias de fundo, fornecendo-lhes habilidades de sobrevivência. Os ex-militares são mais aptos e fortes, enquanto aqueles que costumavam cozinhar profissionalmente podem agora alimentar os famintos.
Mas sair para o mundo para encontrar as coisas que você precisa – remédios, ingredientes, sucata para fazer camas – pode trazer você cara a cara com aqueles dispostos a matar. E transformar um sobrevivente em um assassino leva à miséria, e até mesmo a depressão no jogo, algo que pode afetar a performance do personagem.
É uma existência sombria, e tomar o que parece ser a decisão óbvia em um determinado momento pode levar a conclusões desastrosas. O fim da guerra parece um sonho distante e todos os outros sobreviventes provavelmente estarão mortos antes de você chegar lá. Mas acredite, todo esse ambiente é extremamente viciante e muito desafiador, pois lhe força a pensar, usar estratégia e além disso lhe dá uma experiência realista do que seria um pós-guerra. This War of Mine é ímpar nesse sentido.
CRSED: F.O.A.D
CRSED: FOAD é um jogo estilo battle royale gratuito e que começou com o nome Cuisine Royale – uma adaptação do PUBG. Mas com cada vez mais adeptos, os jogadores continuavam tornando o jogo popular, o que deixou evidente que a Darkflow Software tinha encontrado algo que está em grande parte ausente em todo o gênero de jogos battle royale: uma diversão mais leve.
CRSED: FOAD se trata de sobreviver dezenas de oponentes até o fim, mas assim… É uma sobrevivência na raça mesmo. E tem de tudo, desde soldados rebeldes até zumbis, feiticeiros, pragas, doenças e traições. Ou seja, você terá que ser muito bom na arte da sobrevivência!
Atualizações recentes do jogo ainda trouxeram um novo mapa, lança-chamas, morteiros e lanchas, bem como reequilibrando o combate corpo a corpo. Agora você também pode atirar dos veículos, assim como desbloquear e melhorar seus personagens com missões secretas ou desafios diários.
Minecraft
Antes mesmo do grande boom de jogos de sobrevivência no Steam, existia o Minecraft: um divertido, colorido e criativo jogo de sobrevivência no estilo sandbox. Claro, há zumbis que vão comer seu rosto, aranhas, esqueletos e dragões, mas com as skins do Minecraft, isso pode ocorrer de maneira mais “tranquila” e com bloquinhos bonitinhos. É impossível ficar triste quando um monstro em formato de blocos e desenho animado lhe ataque
Mais importante, porém, é que a forma como você sobrevive no Minecraft depende inteiramente de você. Você poderia construir uma fortaleza elaborada e jogar um jogo se defendendo e se protegendo das criaturas da noite. Ou você pode fabricar armamento pesado e se aventurar nas zonas mais perigosas do mundo, testando sua coragem e habilidade.
O mundo é literalmente infinito e repleto de maravilhas naturais surpreendentes implorando para serem exploradas. Basta lembrar de comer algo de vez em quando, e você ficará bem.
Passamos tanto tempo nos concentrando no lado criativo do jogo e seus muitos mods, mapas, sementes, e todas as outras possibilidades incríveis por aí, que às vezes esquecemos que o Survival Mode é igualmente emocionante. E se você realmente quer fazer uma linha de produção de mineração automatizada no Survival Mode, vá em frente, porque é possível.
Apenas tome cuidado, pois nesse mundo aberto vai ter gente de olho nas suas coisas, afinal, será um jogo no modo de sobrevivência e todo mundo quer sobreviver, não é mesmo?
Valheim
Abandonado na região nórdica, você – e até nove outros vikings – devem construir um abrigo, forragem para comida, e firmemente fortalecer-se antes de sair em busca de uma batalha gloriosa. Os vales em que você começa sua jornada são relativamente seguros, mas os animais selvagens e os vários biomas de dificuldade crescente tornam essa aventura um verdadeiro clássico da sobrevivência
Cada um dos biomas da Valheim tem seu próprio chefe; uma vez localizado, convocado e derrotado, você desbloqueia recursos e poderes que o ajudam a progredir para a próxima região. Você também desencadeará ataques cada vez mais poderosos em sua base doméstica, portanto é vital que você construa uma propriedade bem defendida; não se esqueça da chaminé, ou a inalação de fumaça o poderá te matar antes daquele grande troll azul que lhe persegue.
Ark: Survival Evolved
Ark não é apenas o melhor jogo de sobrevivência na época jurássica, mas é, sem dúvidas, um dos maiores jogos de dinossauros já feitos. Afinal de contas, as bestas pré-históricas tornam tudo melhor. É um jogo de sobrevivência que preenche todos os requisitos. Você pode cortar árvores para obter madeira, usar madeira para construir abrigo, matar animais para encontrar alimento, morrer inevitavelmente porque você esqueceu de beber água entre diversos outros elementos.
No entanto, Ark transcende o típico padrão de jogo de sobrevivência ao incluir leviatãs que querem caçar e comer você, mas com alguma perseverança, você também pode domá-los e até mesmo montá-los. Além do mais, há guerras entre mega-tribos que procuram domínio sobre seu mundo, e que você tem que saber evitar ou lutar.
Os elementos de sobrevivência podem ser semelhantes ao que você já jogou antes, mas eles são a base para os elementos mais ambiciosos do jogo, além de tem a possibilidade de expandi-los com mods. Seu personagem tem estatísticas do tipo RPG, e você pode ir ao mundo para caçar segredos de ficção científica que oferecem um pouco mais de incentivo para jogar em vez de apenas ‘permanecer vivo’.
São estas várias promessas que fazem valer a pena jogar Ark. Não se trata apenas de sobrevivência, mas também de metas de longo prazo como domar e montar um T-Rex. Ter um verdadeiro senso de progressão e objetivos faz com que seu tempo de jogo seja mais valioso, e isso é algo essencial nos jogos de sobrevivência.
Confira algumas das melhores máquinas para jogar jogos de sobrevivência:
- PC Gamer NAVE Atmosfera IA20 – com a nova geração de processadores Intel Core i5 11600KF e placa de vídeo NVIDIA GeForce GTX 1660 Super;
- PC Gamer NAVE Órbita IA20 – com a nova geração de processadores Intel Core i7 11700KF e placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060;
- PC Gamer NAVE Saturno AA10 – com a última geração do processador AMD Ryzen 7 5800X e placa de vídeo NVIDIA GeForce RTX 3060;
- PC Gamer NAVE Júpiter AA10 – com a última geração do processador AMD Ryzen 9 5900X e placa de vídeo NVIDIA GeForce RX 6700 XT;
E aí, curtiu nossa lista dos melhores jogos de sobrevivência para PC? Então não deixe de acompanhar todas as novidades sobre o mundo dos games e da tecnologia no blog da NAVE!