Nem sempre é fácil saber quando é a hora de fazer um upgrade de notebook. Uma máquina potente que antes era vista como um conforto ou um luxo, hoje, em tempos de home office, tornou-se uma necessidade. Sem um bom conhecimento do assunto, ou até mesmo sem saber todos os benefícios que um notebook profissional oferece, muitas vezes acaba-se abrindo mão de um bom desempenho de trabalho simplesmente por ignorar alguns sinais de que sua máquina não é mais a mesma.
Felizmente, você não precisa ser um especialista para aprender quais são os sinais de que você está precisando de um notebook profissional. Caso você não tenha certeza se está pronto para fazer um upgrade e adquirir um notebook profissional, este artigo ajudará a descobrir esses sinais. Confira.
1. Seu notebook está lento
Quando um computador está ultrapassado, ele começará a funcionar lentamente e o nível de desempenho geral cairá. Você já notou que sua RAM já não dá mais conta do recado? Você espera uma eternidade pelo boot inicial do computador? Estão ocorrendo travamentos constantemente? O fato é que um PC mais antigo terá componentes mais antigos. Mesmo que você não tenha mudado a maneira como está usando seu computador, seus hábitos de uso podem ter se tornado mais exigentes à medida que o tempo passa.
Embora existam algumas dicas que você pode usar para ajudar a acelerar seu PC, elas nem sempre são eficazes. Uma possível correção para isto é adicionar mais RAM ou até mesmo trocar sua máquina por um notebook profissional e mais potente.
Confira o raio-x de um notebook profissional e veja exatamente quais são as configurações que fazem um laptop performar rápido.
2. Suas necessidades mudaram
Você originalmente comprou seu notebook somente para navegar na internet, checar e-mails e assistir um ou outro filme de vez em quando? Se sim, você pode ter escolhido uma máquina de menor desempenho na época, e não tem problema nenhum nisso.
O fato é que nossas necessidades mudam a cada dia e o computador que em outrora não era tão requerido assim pode ter se tornado sua fonte principal de renda em épocas de home office ou então você começou a fazer trabalhos de edição de vídeo ou projetos 3D e agora precisa de um mais potente. Pode ser até que você começou a gostar de alguns jogos mais pesados e sua máquina antiga não dá mais conta.
Se esse é o seu caso, então adquirir um notebook profissional passa a ser um investimento, e não apenas um mero capricho. Se você utilizar seu laptop para trabalhos mais complexos e que podem gerar renda ou até mesmo como sua principal fonte de lazer, então certamente vale a pena fazer esse investimento.
Confira como uma workstation de alto desempenho pode lhe ajudar caso você utilize seu notebook para trabalhar.
3. Você usa o notebook como ferramenta de trabalho
O boom dos trabalhos remotos impulsionou muito a necessidade de uma boa workstation para o home office. Mas, mesmo antes desse aumento, muitos profissionais já utilizavam seus computadores pessoais como ferramenta de trabalho.
Se esse é o seu caso, adquirir um notebook profissional é uma necessidade absoluta. Convenhamos, o tempo que você perde esperando uma eternidade em uma renderização ou com travamentos lhe custa dinheiro, afinal, você poderia otimizar seu tempo de trabalho com um notebook profissional e com melhor desempenho.
Mas, se você começou a trabalhar home office somente após a pandemia da COVID-19, já pôde perceber que esse modelo de trabalho é o futuro e que um bom notebook será sua ferramenta de trabalho por um bom tempo. Logo, será bem prejudicial continuar usando a máquina que você tinha apenas para pequenos momentos de lazer ou informação para trabalhar.
Investir em um notebook profissional nesses casos lhe abre novas oportunidades, podendo gerar novos trabalhos e, consequentemente, mais renda. Um notebook mediano não consegue acompanhar novas mudanças ou dar um desempenho satisfatório para tarefas cotidianas de trabalho. Talvez seja a hora de adquirir um notebook profissional e acabar de vez com esses problemas.
Confira o notebook profissional NAVE Estelar GK5MP5X com configuração de alto desempenho para trabalhos complexos.
4. Você se tornou um gamer
Um game é considerado um dos processos mais intensivos que uma máquina pode realizar. Se você estiver usando um notebook mais antigo, então o processador provavelmente não será capaz de lidar com as demandas computacionais.
Como resultado, é preciso considerar que tipo de jogos você quer jogar para descobrir o tipo de notebook gamer que precisa. Em último caso, adquirir um notebook profissional já te prepara para o futuro. Ainda que no momento você jogue jogos que exigem menos de um computador, no futuro pode gostar de um game novo e é bom já estar um passo à frente.
Confira o notebook gamer NAVE Polaris GK5NP50, perfeito para jogar os seus títulos favoritos.
5. Seu notebook atual precisa de reparos
Se há algo pequeno em seu notebook que esteja quebrado, então vale a pena investir dinheiro para que seja consertado. Enquanto algumas peças, como baterias de laptop, são muito fáceis de substituir e não custam muito, outras são mais difíceis.
No entanto, se houver algum dano maior, especialmente em laptops mais antigos, provavelmente não vai compensar fazer o conserto. O processo, a aquisição de peças e a mão de obra podem sair mais caro do que um notebook novo ou no melhor caso, a diferença de valores do conserto para um novo notebook profissional será ínfima. Nesses casos, realmente é melhor investir em uma máquina superior do que realizar o reparo.
6. Seu computador esquenta demais ou faz muito barulho
Você liga seu PC ou notebook e ouve o disco rígido começar a ranger sem parar, quase que pedindo por ajuda? Se sim, isto pode indicar uma falha iminente do disco rígido, algo que pode ser causa para você fazer uma troca de peças antes de alguma perda fatal de arquivos.
Se seu computador esquenta demais a ponto de você sentir o seu colo quente ou realmente ficar assustado, isso também pode ser um mau sinal. Embora fazer um upgrade às vezes seja uma opção. Em alguns casos, fará mais sentido adquirir um notebook novo.
O interessante é você checar rápido quais são as possíveis causas do seu computador esquentar demais ou fazer muito barulho. Geralmente, esses são pequenos avisos de que algo está errado. Se seu notebook é algo de uso diário, talvez seja uma opção mais inteligente adquirir um notebook profissional e deixar o barulhento como reserva, já que o custo de consertá-lo talvez não compense, uma vez que eventualmente, no futuro, você terá que comprar um melhor de qualquer jeito.
7. Sua bateria dura muito pouco ou seu notebook só funciona na tomada
Uma das principais razões para escolher um laptop em vez de um PC é a mobilidade. Parte dessa mobilidade se deve à bateria. Quando você compra um notebook novo, essa bateria lhe dá uma boa quantidade de horas de autonomia para que você possa trabalhar virtualmente em qualquer lugar.
Contudo, conforme o tempo de uso, a vida útil da bateria começa a diminuir. Quando isso acontece, há uma escolha: você pode comprar uma bateria nova – se a do seu notebook for substituível. Cada vez mais as baterias têm sido integradas. Isso requer tempo de reserva com um técnico para desmontar o laptop e instalar uma bateria nova, que pode ser cara.
Quando a vida útil da sua bateria está no ponto em que você quase não tem autonomia ou ela só funciona na tomada, é uma boa hora para se perguntar se vale a pena investir em uma nova ou simplesmente se é a hora de você fazer a troca para um notebook profissional. Muitas vezes, o dinheiro que você vai gastar em uma nova bateria é um investimento ruim, visto que no futuro terá que adquirir um notebook novo do mesmo jeito, e este já vem com bateria de fábrica.
Não importa quais sejam os sinais que te dizem para adquirir um notebook profissional. Se você tomar essa decisão, saiba que pode contar com a NAVE e ter as opções mais modernas, tanto para ter um melhor desempenho no trabalho quanto uma melhor performance nos games.
Confira toda a linha de notebooks profissionais da NAVE e entre para a nossa tripulação.