Battlefield 2042 é o novo game da série de guerra em primeira pessoa da DICE e da Electronic Arts. Seu lançamento aconteceu em novembro, após três anos de espera. Antes dele, Battlefield V havia sido lançado em 2018.
Battlefield 2042 é o 17.º jogo da série que começou em 2002. A franquia é um clássico que fez parte da infância e adolescência de muita gente e, até hoje, fãs acompanham cada lançamento da série
Por essa razão a expectativa era bem grande para o lançamento de Battlefield 2042. As novidades prometidas só aumentaram a ansiedade dos jogadores para o que poderia estar chegando.
O lançamento e as polêmicas de Battlefield 2042
Apesar de ter uma jogabilidade surreal e um ótimo enredo, o game chegou com alguns problemas de otimização e bugs, o que frustrou muitos jogadores e foi muito comentado em podcasts sobre games. Em poucas semanas, pacotes de atualizações foram disponibilizados eliminando muitos desses bugs. A empresa promete que outros updates e atualizações continuarão acontecendo para melhorar o desempenho de Battlefield 2042.
Quem aguardou pelos reparos não se decepcionou, a jogabilidade vem agradando e conquistando os usuários. A DICE rapidamente corrigiu os problemas que surgiram durante o lançamento, satisfazendo as expectativas de seus usuários.
As novidades e inovações dentro de Battlefield 2042 foram bem recebidas pela maior parte de seus usuários. Entre as novidades, o game vem com jogabilidade multiplataforma e, diferente das séries anteriores, ele foi desenvolvido exclusivamente para multiplayer. Battlefield 2042 permite cross-play entre usuários de PC e consoles.
Muitos dos fãs mais antigos sentiram por Battlefield 2042 não ter a tradicional campanha de um jogador. Essa decisão da DICE foi para poder concentrar mais recursos para desenvolver o multiplayer, onde eles acreditam que são melhores.
E após o conturbado lançamento de Battlefield 2042, a franquia anunciou uma série de mudanças na equipe de desenvolvedores dos jogos. A Electronic Arts decidiu criar um universo único de Battlefield, que será ampliado com muitos jogos que serão desenvolvidos por diversos estúdios.
Por causa dessas mudanças que estão para acontecer, é que houve a necessidade de reestruturação interna, segundo explicação da própria empresa.
Tudo indica que a empresa pretende investir em jogos multiplayers e jogos sandbox, onde jogadores podem criar seu próprio estilo de jogo, Battlefield Portal parece demonstrar essa tendência. Resta aos fãs da franquia aguardarem as inovações que estão por vir.
O enredo de Battlefield 2042
Battlefield 2042 é um jogo que permite que os jogadores viajem para um futuro não muito distante e vivenciem uma época fictícia de guerra total e constante, onde não existem mais recursos disponíveis. Os Estados Unidos e a Rússia estão em conflito enquanto outros países do mundo estão em ruínas.
Refugiados de diferentes países, os ‘Sem Pátria’, lutam para sobreviver em meio ao caos provocado pelas mudanças climáticas. A devastação chegou ao seu ápice em 2040, quando 70% dos satélites em órbita caíram na Terra após acontecer um evento do efeito Kessler.
A história é contada através de especialistas: personagens que têm sua própria história e pontos de vista sobre os acontecimentos. Novos operadores e ambientações serão adicionados ao jogo ao longo do tempo. No lançamento, são apresentados 10 especialistas de diferentes nações, com diferentes habilidades. Cada um deles possuem dispositivos personalizados e entre eles está Kimble “Irish” Graves, personagem de Battlefield 4.
Por ser um jogo que acontece em um futuro não distante, são apresentadas armas modernas e dispositivos como torres e drones implantáveis. Também existem diversos veículos que os gamers podem comandar. É possível acionar um lançamento aéreo do veículo para qualquer lugar.
Os “extras” de Battlefield 2042
Os momentos de “levolution” e os mapas destrutivos do Battlefield 4 estão presentes em Battlefield 2042. Além disso, tornados que podem levar os jogadores a um vórtice e tempestades de areia que podem reduzir a visibilidade fazem parte do jogo.
Nos consoles de última geração, até 128 jogadores podem lutar no mesmo campo de batalha. É possível assumir o controle de um especialista que se enquadre nas classes de jogo de Battlefield tradicionais: Assault, Engineer, Medic e Recon. Eles podem usar qualquer arma e dispositivo desbloqueado pelo jogador.
O Battlefield Portal é uma das plataformas que mais vem agradando os jogadores. Nela os gamers podem criar, compartilhar e descobrir batalhas inesperadas de outros jogos de Battlefield, assim como modificar os principais elementos do game como carregamento das armas e saúde.
Battlefield 2042 vem com 7 mapas em seu lançamento. No jogo, os locais foram projetados em “agrupamentos” para direcionar os jogadores para que possam interagir com outros gamers. Conforme definiu o próprio diretor de design do jogo, são “vários mapas menores costurados juntos”.
Dicas:
- Prepare suas armas para usar na situação certa: em Battlefield 2042, é possível trocar acessórios de arma enquanto está em batalha. No PC, pressione a tecla ‘T’ que dará acesso a uma categoria diferente de anexo para escolher.
- Ligar para chamar um veículo para se locomover ou ter ajuda: quando precisar de um transporte rápido ou se o esquadrão precisa de um poder de fogo, basta pressionar a tecla ‘B’ no PC.
- Como se curar mais rápido com o dardo da Falck: a pistola Syrette da Falck cura os companheiros do pelotão à distância e, um outro botão, cura a si mesmo. O dardo no chão ou na parede, ainda surtirá efeito e se atirar nos próprios pés enquanto está correndo irá se proteger e se curar durante o trajeto.
Aproveite Battlefield 2042 ao máximo com uma máquina NAVE
Battlefield 2042 é um game cheio de complexidades, inovações e modos variados. Para aproveitar ao máximo tudo o que ele entrega, as configurações mínimas necessárias no PC são:
- Windows 10 64-bits.
- Processador (AMD): AMD Ryzen 7 2700X.
- Processador (Intel): Intel Core i7 4790.
- Memória: 16 GB.
- Memória de vídeo: 8 GB.
- Placa de vídeo (NVIDIA): Nvidia GeForce RTX 3060.
- Placa de vídeo (AMD): AMD Radeon RX 6600 XT.
- DirectX: 12.
Os computadores gamer Órbita IA20, Saturno AA10, Cósmico IA 10 e Cósmico IA 30 comportam tranquilamente o Battlefield 2042, proporcionando uma melhor jogabilidade e uma experiência visual cinematográfica. Também é possível personalizar as configurações da máquina para satisfazer as necessidades do usuário e aproveitar o máximo dos gráficos futuristas de um dos mais aguardados jogos do ano.