Batalha De Games - Overwatch x Paladins

Quantos gêneros de games você joga?

2 meses atrás
Compartilhe

FPS, RPG, MMO. Se você é um fã de jogos, deve saber o que significam algumas dessas siglas tão características do universo gamer, afinal, muitas delas são a referência exata do que você precisa saber: o gênero do jogo.

Ainda assim, verdade seja dita: mesmo para o mais aficionado dos gamers, conhecer todos os acrônimos que dividem os games mais jogados do mundo em suas intermináveis categorias é quase impossível. Por isso, separamos aqui quais os gêneros de games mais famosos e importantes dos últimos tempos, para você saber exatamente quais os seus favoritos e, quem sabe, se interessar por alguns novos.

RTS

Os games RTS, ou Real Time Strategy (Estratégia em Tempo Real, na tradução para o português) são um subgênero dos jogos de estratégia, onde o objetivo é utilizar recursos para criar e desenvolver bases, unidades e equipes focadas em derrotar oponentes. Uma das principais características dos games RTS são as conquistas de territórios inimigos, unindo forças e criando estratégias de guerra para fortalecer seus exércitos.

Dentro deles, a construção e desenvolvimento de cidades é um recurso forte. É a partir desses itens que é possível manter e construir exércitos e proteger seus domínios de ataques inimigos. Além disso, o jogo não apresenta, normalmente, um único personagem principal, dando a exata noção de que uma unidade formada por várias pessoas é mais importante do que a vitória de um único elemento.

Os games mais famosos e apreciados de RTS são Stellaris, StarCraft II, Age of Empires e Northgard.

MOBA

Continuando no gênero de estratégia, temos o MOBA, ou Multiplayer Online Battle Arena (Estratégia de Ação em Tempo Real, na tradução para o português), um estilo de game que visa incluir outros jogadores para criar exércitos e derrotar inimigos. Dentro dele, os players trabalham em equipe em níveis ou mapas definidos, unindo forças e trabalhando juntos para destruir a equipe oponente.

Ao contrário dos jogos de RTS, no MOBA cada jogador controla um avatar que, ao vencer batalhas e subir de nível, tem suas habilidades melhoradas, além de ganhar experiência e poder atualizar armas e armaduras.

Famosos e apreciados, games como Vainglory, Heroes of the Storm (HotS), League of Legends (LoL), Battlerite e Defense of the Ancients são boas referências do gênero.

FPS

Considerado um dos gêneros mais aclamados da comunidade gamer, o FPS ou First Person Shooter (Tiro em Primeira Pessoa, na tradução para o português) é um game de combate envolvendo armas de fogo, ou o famoso jogo de tiro para os leigos.

Nele, o jogador assume o papel de protagonista e visualiza todo o game através dos seus olhos, enquanto controla todos os desdobramentos da história, incluindo diversos encontros com inimigos armados que precisam ser derrotados a cada nível.

Dentre os games mais famosos de FPS, temos Call of Duty, Battlefield, Halo, Counter-Strike, Destiny, Warface, Far Cry e Apex Legends.

Battle Royale

O Battle Royale (Batalha Real, na tradução para o português) é um gênero mais recente, porém já muito apreciado pelos gamers de plantão. Nele, o objetivo é duelar em um mapa gigantesco, cheio de outros jogadores, na famosa batalha de último sobrevivente.

O jogo mistura outros elementos como exploração, construção de bases e estruturas e busca de equipamentos ou armas, enquanto estimula o jogador a evoluir e melhorar suas habilidades afim de se manter vivo para derrotar todos os inimigos.

Os games mais aclamados do gênero são PlayerUnknown’s Battlegrounds (PUBG), Cod Black Ops 4 – Blackout, Fortnite e Creative Destruction.

RPG

Um dos mais famosos gêneros de games, o RPG, ou Role-Playing (Interpretação de papéis, na tradução para o português) é um tipo de jogo onde cada jogador assume o papel de um personagem, controlando suas ações e se desenvolvendo através de elementos narrativos apresentados em mundos que incluem itens como magia e criaturas místicas.

Famosos por terem como base o desenvolvimento da história em universos medievais ou de fantasia, os games de RPG tem como objetivo a conclusão de missões para subir de nível, trazendo também outros elementos como a coleta de itens, melhora da habilidade, criação de ferramentas ou armas e a colaboração de outros jogadores.

Dentre os RPGs mais famosos, temos  Dungeons & Dragons, Fallout, The Witcher e Final Fantasy.

PvP

Tradicional entre os games de luta e esportes, o gênero PvP, ou Player versus Player (Jogador vs. Jogador na tradução para o português), é um estilo onde um ou mais jogadores enfrentam outros jogadores no habitual game mano a mano.

Apesar de poder ser incluído como gênero ou subgênero de vários games, já que apresenta a característica de jogadores X jogadores em qualquer batalha ou disputa, o estilo PvP é utilizado para determinar, principalmente, jogos de luta, onde é possível identificar cada jogador individualmente e acompanhar seu progresso ou derrota através de uma barra de energia/força/saúde no topo da tela. Dentre os mais famosos temos as séries Mortal Kombat X, Street Fighter, PES, Madden e Fifa.

MMO

Os jogos MMO, ou Massively Multiplayer Online (Multijogador on-line, na tradução para o português) são games de mundos abertos onde vários personagens e jogadores interagem entre si. Neles, os players podem cooperar uns com os outros em diversos estilos, como FPS, RPG ou RTS.

Os games ao estilo MMO são jogados online, em dispositivos como smartphones, computadores e consoles que possuam acesso à internet.

Gêneros Hibridos

Ainda dentro deste universo, temos gêneros híbridos muito expressivos para a comunidade gamer. Exemplo disso são os jogos ao estilo MMORPG, que unem os dois estilos (RPG e MMO), como World of Warcraft, Black Desert, Perfect World e Elder Scrolls.

Já na junção dos gêneros FPS-RPG, temos grandes títulos como BioShock, Destiny, Deus Ex, System Shock e Fallout 4.

E então, agora que você conhece melhor os maiores gêneros de games da atualidade, já sabe qual é o seu preferido? Conte para gente.