Batalha De Games - Overwatch x Paladins

Os melhores jogos de estratégia para PC

2 meses atrás
Compartilhe

Muito populares no mundo gamer, os jogos de estratégia ganham cada vez mais representantes e adeptos, numa trajetória que já dura décadas. Do desenvolvimento de civilizações ao gerenciamento de tropas em plena guerra, há muitas maneiras de explorar a questão estratégica nos games!

Dentro do gênero de estratégia, surgiu o segmento RTS, sigla para Real-Time Strategy, ou, em português, “estratégia em tempo real”, que é o tipo de game no qual o jogador tem de lidar simultaneamente com a gestão de unidades, construções, obter recursos e combater seus oponentes, tudo em tempo real.

Hoje vamos conhecer um pouco mais sobre jogos de estratégia RTS e listar cinco games imperdíveis dentro dessa categoria. Vamos nessa!

Jogos de estratégia RTS

Sem dúvida, o RTS é uma categoria tradicionalíssima entre os jogos para PC, bem como outras plataformas de game. A estratégia ganhou corpo dentro do mundo gamer ainda nos anos 90, explodindo entre o final daquela década e o início dos anos 2000 com clássicos como Warcraft, Age of Empires, StarCraft e Command & Conquer.

A grande premissa desse gênero é o equilíbrio entre diferentes tarefas que precisam ser realizadas de forma, como o nome sugere, estratégica – coleta e gestão de recursos, construções, criação de unidades, movimento de tropas, batalhas e gestão de civilizações inteiras, em alguns casos – tudo ao mesmo tempo.

O RTS se desenvolveu junto a outras modalidades de jogos de estratégia, como o TBS (Turn-Based Strategy, ou “estratégia baseada em turnos”) que marca o tempo em turnos, o que dá ao jogador algum tempo para pensar e tomar atitudes antes de avançar o turno.

Um excelente exemplo de jogo de estratégia TBS é o clássico Sid Meier’s Civilization, no qual o jogador controla uma civilização desde a era antiga até o futuro, pesquisando tecnologias, construindo cidades, explorando recursos e até entrando em guerra com outras civilizações.

Ultrapassando as duas décadas de história consolidada no mundo dos jogos para PC, o gênero de estratégia têm um lugar cativo no coração dos gamers, e, em homenagem a ele, vamos listar cinco games do tipo que vale a pena conferir. Vamos lá!

Command & Conquer: Red Alert

A franquia Command & Conquer é um clássico da EA e conta com dezenas de games em diferentes séries. A sequência Red Alert nasceu em 1996, contando a história de uma realidade alternativa na qual a União Soviética iniciou um projeto expansionista sobre a Ásia e a Europa, tendo o jogador como missão impedir esse intento.

Com enredos bastante similares, surgiram Red Alert 2 e 3, ambos fazendo, igualmente, grande sucesso de crítica. Embora o Red Alert 3 já seja um pouco antigo (foi lançado em 2008), o gosto de experimentar um clássico de excelente jogabilidade e que marcou época no gênero RTS vale a pena.

Company of Heroes

Ambientado na Segunda Guerra Mundial,  Company of Heroes coloca o jogador no comando de diversas batalhas, inclusive na do famoso “dia D” (invasão da Normandia pelos Aliados).

A perfeita recriação histórica, boa jogabilidade e imersão provocada no usuário faz com que este jogo de 2009 seja, sem dúvida, um dos melhores jogos para PC de RTS de todos os tempos.

StarCraft II: Wings of Liberty 

Lançado originalmente em 1998, StarCraft teve seu segundo volume surgindo pouco depois, e, imediatamente, tornou-se um sucesso absoluto, a ponto de ser, hoje, talvez o RTS mais famoso do planeta.

O cenário envolvente, a competitividade e a história por trás do game geraram um sucesso tão grande que a Blizzard, produtora do jogo, voltou em 2010 com StarCraft: Wings of Liberty, outro grande título, tendo vendido mais de três milhões de unidades somente nos primeiros 30 dias após o lançamento.

Age of Empires

Esse super clássico da Microsoft embalou muitas horas de jogo no final dos anos 90 e início dos anos 2000, principalmente com Age of Empires II: The Age of the Kings, um dos mais famosos jogos de estratégia com ambiente medieval.

Depois de anos e anos de sucesso, inclusive com expansões, a Microsoft lançou em 2013 o Age of Empires II: HD Edition, com gráficos totalmente remasterizados, e posteriormente o Age of Empires Definitive Edition, para fechar com chave de ouro a franquia e agradar a todo tipo de público.

Warcraft III: Reign of Chaos

Existente desde os anos 90, a franquia Warcraft teve seu ápice mesmo na terceira edição. Em Warcraft III: Reign of Chaos, lançado em 2002, o jogador se vê em meio a uma campanha épica com diferentes raças míticas, como orcs e elfos, cada qual com suas particularidades de jogo.

É um cenário que muito remete ao RPG, tendo acabado por criar o gênero MOBA, muito famoso até hoje. Por essas e outras, Warcraft III marcou indelevelmente uma época e deve voltar num remake chamado Reforged.

Gostou das dicas e de mergulhar nesse universo? Então, se você ainda não jogava jogos de RTS, já pode começar!