Batalha De Games - Overwatch x Paladins

Intel Core I9 9900 ou AMD Ryzen 9 3950X?

8 meses atrás
Compartilhe

Um dos itens mais importantes de se avaliar na hora de decidir qual será o seu PC gamer certamente é o processador, que deve ser cuidadosamente escolhido a fim de garantir o bom desempenho da máquina. Já que vai fazer um investimento comece escolhendo um processador de última geração, seja ele Intel ou AMD, não recomendamos processadores de gerações passadas para economizar um pouco.

A mais tradicional marca de processadores do mundo, a Intel, sempre teve uma grande fatia de mercado e tem componentes de ponta capazes de garantir excelente performance a qualquer máquina.

No entanto, a AMD, sua principal concorrente com a série Ryzen, tem entregado excelentes resultados e competindo de igual para igual com a Intel.

Assim, hoje vamos analisar duas jóias raras de ambas as fabricantes: do lado da Intel, o tradicional Core i9 9900 – 9ª geração da família Core I; pela AMD, o poderoso Ryzen 9 3950X – 3ª (e última) geração da família Ryzen, que, em sua divulgação oficial, alega ser o mais poderoso processador de 16 núcleos para desktop do mercado.

Quem deve ser o processador escolhido para o seu PC gamer? Vamos ver agora!

Frequência dos processadores

Primeiramente, um item básico: a frequência. Também conhecida como clock, a frequência do processador representa o nível de ciclos por segundo (Hertz) que ele pode atingir. A princípio, quanto maior a frequência, mais rápido o processamento de informações e melhor o desempenho.

No clock padrão, ou seja, a frequência habitual na qual o processador pode trabalhar, apesar de pequena a diferença, o Ryzen 9 leva a melhor: 3.5 GHz contra 3.1 GHz do Intel i9, embora ambas estejam aptas a programas muito pesados e a rodar liso todos seus jogos favoritos.

No entanto, quando comparamos o clock máximo, ou turbo clock – frequência adicional que o processador pode trabalhar a mais, ocasionalmente, quando exigido até o limite – a Intel mostra uma ligeira vantagem: o i9 9900 chega a 5 GHz, enquanto o turbo do AMD é de 4.7 GHz.

Núcleos e threads

Habitualmente, processadores têm diferentes núcleos, que são unidades a trabalhar de forma independente, e diversas threads, ou seja, capacidade de executar tarefas múltiplas, sejam do mesmo processo ou não, interferindo diretamente no desempenho do seu PC gamer.

Aqui, o AMD leva vantagem: possui impressionantes 16 núcleos e 32 threads, enquanto que o Intel conta com 8 núcleos e 16 threads. Embora o Ryzen 9 3950X tenha bem mais poder de fogo nesse aspecto, é importante lembrar que as configurações do i9 9900 não são de se desprezar.

Memória

O processador também tem sua própria memória, utilizada para armazenar informações temporárias que precisará acessar durante a execução dos processos e tarefas abertos naquele momento; é a chamada memória cache.

O cache pode ter até três níveis (L1, L2 e L3), normalmente cada qual com tamanho e velocidade de acesso diferente dos demais. Nossa comparação junta os três, apresentando números até o L3.

Aqui, novamente o AMD leva a melhor, e com grande vantagem: enquanto o Intel tem 16MB de cache, o seu concorrente conta com 64 MB. Embora a Intel conte com sua tecnologia Smart, que possibilita o acesso coordenado aos diferentes níveis de forma inteligente, o AMD segue com vantagem.

Além disso, existem outros fatores a serem considerados sobre a memória do processador: o seu tipo (tanto Intel quanto AMD são DDR4, o tipo mais comum
atualmente), canais (ambos têm dois canais) e a velocidade. Nesse último fator, novamente o Ryzen 9 leva a melhor, contando com 3200 MHz de
velocidade em sua memória, contra respeitáveis 2666 MHz do Core i9.

E agora, o que fazer?

O Intel Core i9 9900 tem sobre seu concorrente uma ligeira vantagem na frequência máxima que pode atingir, porém, em todos os demais itens avaliados, está igual ou ligeiramente inferior que o AMD Ryzen 9 3950X.
Embora muitas pessoas apostem na Intel como uma opção segura pela tradição da marca vendo os números na prática podemos dizer que a AMD é uma excelente opção a ser considerada e respeitada.

Confira uma tabela comparativa abaixo e faça sua escolha. E lembre-se: seja Intel ou AMD, prefira uma máquina na NAVE, que conta com essas opções e muitas outras na hora de personalizar seu gamer desk ou gamer Note do jeito que você precisa.

Item Intel Core i9 9900 AMD Ryzen 9 3950X

Núcleos 8 16
Threads 16 32
Clock Padrão 3.1 GHz 3.5 GHz
Clock Máximo (Turbo) 5.0 GHz 4.7 GHz
Memória Cache (L3) 16 MB 64 MB

Velocidade da Memória 2666 MHz 3200 MHz
Canais e Tipo de Memória Ambos são DDR4 e possuem 2 canais de memória

Na NAVE, você encontra máquinas potentes e perfeitas para os seus jogos, seja qual for a sua escolha de processador, como o Desktop Cósmico com o seu processador Intel Core I9 – 9900, e o Desktop Júpiter, com processador Ryzen 9 3950X.

Agora é com você! Acesse o site, veja as configurações de cada um e escolha a sua NAVE ideal.