Batalha De Games - Overwatch x Paladins

Headsets gamers: conheça a importância e tire suas dúvidas

2 meses atrás
Compartilhe

Além das configurações de um PC gamer, os periféricos também têm grande importância para quem quer a melhor experiência de jogo (já abordamos isso aqui no blog, inclusive). Teclado, headset, mouse… tudo conta!

Hoje vamos nos dedicar a um elemento específico entre esses: o headset. Responsável pela comunicação do gamer – tanto para ouvir os sons do jogo e seus colegas de equipe quanto para falar com eles – , o headset é um componente importantíssimo na garantia de uma boa experiência e competitividade.

Assim, vamos entender algumas características básicas do headset para você fazer a melhor escolha na hora de montar seu set gamer.

Diferença entre headset e headphone

Primeiro, a questão do nome: o que é headset, afinal? E headphone? Bom, a diferença é simples: o headphone, como o nome sugere, é apenas um fone, destinado à audição, enquanto que o headset é um conjunto que, além dos fones, contém também um microfone para comunicação.

Como hoje o microfone é basicamente essencial para comunicação em partidas multiplayer na maioria dos games, seu foco deve ser no headset, que te proporcionará uma melhor competitividade no mundo gamer.

A importância do headset

O headset é um elemento fundamental para games porque, além de permitir a comunicação de maneira adequada com colegas de equipe, ajuda o usuário a ter uma melhor percepção do ambiente de jogo.

Isso ocorre porque, com um headset gamer, não apenas há um isolamento em relação a ruídos externos, como também uma fidelidade maior aos sons do game, permitindo ao usuário captar detalhes como passos leves de um inimigo, por exemplo.

Além disso, a qualidade e profundidade do áudio de um bom headset ajuda enormemente a garantir uma boa experiência de jogo, literalmente imergindo o gamer no cenário da partida, o que pode ser reforçado com outros elementos, como um bom monitor, etc.

O motivo para você preferir um headset ao invés de investir em um headphone é que ele foi feito para jogos, pensado para garantir uma experiência gamer superior. Sendo assim, você tem um produto desenvolvido para quem joga e que possui um microfone de qualidade para comunicação, afim de atender às suas outras necessidades do dia a dia.

Que características observar num headset

Para escolher um headset para o seu PC gamer, é necessário, primeiramente, avaliar a questão ergonômica: se o equipamento se ajusta bem à sua cabeça e ouvidos, ficando numa posição que permaneça tão confortável quanto possível durante horas de gaming.

Então chegaremos nas características técnicas do headset, que são o ponto mais importante a ser analisado. Ao pesquisar, você certamente deve ter encontrado mutias “numerações” de headsets: 2.0, 2.1, 5.1, 7.1… o que as diferencia, afinal?

É simples: o número antes do ponto indica a quantidade de alto-falantes comuns do headset e o número após o ponto representa a quantidade de subwoofers que ele possui – subwoofers são alto-falantes específicos para as frequências mais baixas (graves), que ajudam a dar realismo e profundidade ao som. Vamos ver mais a seguir!

Tipos de Headset

Headset Stereo

Os headsets 2.0 e 2.1, muito comuns no mercado, são também conhecidos como “stereo”: possuem dois canais, um de cada ouvido, e, no caso dos 2.1, um subwoofer que dá certa textura ao som, embora não como os surround, que veremos mais a seguir.

Embora sejam mais simples, os headsets stereo podem ser uma boa alternativa para o seu PC gamer, afinal, seu jogo favorito pode não mudar muito entre eles e um equipamento mais caro, e há muitos gamers que preferem o stereo por julgar confuso o som detalhado e vibrante dos surrounds.

Headset Surround

É o caso de modelos como 5.1 e 7.1, combinando diferentes fontes de som com subwoofers mais poderosos. A união de diferentes canais propicia um efeito de realismo, profundidade, gerando uma experiência mais imersiva para o gamer.

Como já explicamos, isso propicia não apenas uma melhor experiência, mas uma vantagem competitiva, visto que fica mais fácil ouvir ruídos mais sutis que poderiam passar despercebidos num headset mais simples e que podem fazer toda a diferença.

N. A. V. E. e headsets SteelSeries

Pensando no melhor para o gamer, a NAVE., além de contar com máquinas gamer produzidas com os melhores componentes e arquitetura exclusiva, também oferece uma linha completa de periféricos para uma experiência gamer completa, inclusive headsets.

Com a SteelSeries como parceira, fabricante de headsets de alta fidelidade e totalmente adequados a gamers mais exigentes, a NAVE apresenta o Arctis 5, excelente alternativa para combinar com os gamer notes e gamer desks da casa – ou qualquer outro. Clique aqui e confira esse headset campeão!