Batalha De Games - Overwatch x Paladins

Gamer desk ou gamer note?

8 meses atrás
Compartilhe

Quem é gamer, seja casual, entusiasta ou até mesmo profissional, sabe o quanto é importante ter uma máquina com boas configurações para rodar seus jogos adequadamente. Sabe inclusive que não vale a pena economizar na hora da compra com gerações antigas de processador, por exemplo.  No entanto, pode surgir a seguinte dúvida: desktop ou notebook?

Esse dilema é antigo e para descobrir qual a melhor opção para você, é necessário que haja uma avaliação de quais são as suas necessidades e expectativas relacionadas a um computador, isso levando em consideração tanto o seu dia-a-dia e o que você precisa para que ele seja mais produtivo, e também observando as configurações dos dois tipos de máquina para entender qual melhor atende a essas necessidades. É importante observar que ambos têm características e configurações excelentes e que não tem chance de você sair perdendo na escolha, seja ela qual for.

Na NAVE, oferecemos diversas opções pré-configuradas tanto de desktop quanto de notebook, cada uma adequada a um tipo de demanda.

Aqui, vamos facilitar a sua escolha, apresentando algumas características de máquinas que fabricamos. Seja gamer desk ou gamer note, a NAVE tem a melhor alternativa para todos os gostos!

Diferenças básicas entre gamer desk e gamer note

Inicialmente, vamos citar algumas diferenças básicas entre gamer desk e gamer note a fim de facilitar a escolha.

Aquecimento: enquanto um desktop pode contar com gabinetes amplos, ventoinhas grandes e resfriamento a água, notebooks, por terem dimensões reduzidas e os componentes muito próximos, esquentam mais. Por outro lado, o gamer note tem portabilidade: enquanto o gamer desk ocupa mais espaço, o notebook pode ser levado para qualquer lugar, a qualquer momento sem demandar de uma estrutura para suportá-lo.

Quanto a atualização um desktop gamer pode ter seus componentes atualizado com mais facilidade e flexibilidade até mesmo pelo próprio consumidor (observada as condições de garantia). Já o notebook o consumidor não tem tanta flexibilidade e alguns poucos componentes como memória, SSD e HDD podem ser atualizados. Upgrades de placa de vídeo e processadores, por exemplo, não são possíveis.

Então, escolha sua opção principalmente pensando na questão de mobilidade e flexibilidade de atualização, pois hoje temos opções de alto desempenho para atender às suas necessidades tanto em desks como em notes.

Quais as opções da NAVE?

Quero bom desempenho, mas não quero investir muito, o que faço ?

Se você busca uma opção de entrada, que rode todos os jogos mas não seja muito extravagante, pode começar com as máquinas que chamamos de entrada (entry-level) tanto pelo desktop (Atmosfera ou Urano) quanto notebook (série Lunar).

Todos possuem 8GB de memória RAM – o mínimo recomendado para uma máquina gamer atualmente – e processador Intel Core i5 – 9400F ou AMD Ryzen 5 – 3600, que dão conta do recado. Os processadores que usamos e recomendamos são sempre de última geração. No caso do Atmosfera e Lunar são da 9ª geração da Intel Core e no Urano da 3ª geração Ryzen, o que significa que preservam seu investimento por mais tempo, pois levarão mais tempo até ficarem obsoletos.

O desk Atmosfera e o note Lunar possuem placa de vídeo Nvidia GeForce, porém um modelo do note Lunar (4V) tem a GTX 1050 e outro (5V) possui a GTX 1650, tendo mais poder de fogo, assim como o desk Atmosfera, com GTX 1660. O Urano, é equipado com a placa de vídeo AMD Radeon RX 570, também uma excelente opção de placa de vídeo de entrada.

Quero mais desempenho, e agora?

Sem problema! Se você quer excelente desempenho e é mais exigente com os gráficos, gosta de jogos mais pesados e tem um pouco mais para investir sugerimos as máquinas intermediárias (mainstream). Na linha desk temos o Órbita e nos notes temos o Estelar. Estas máquinas foram desenvolvidas para quem quer ter uma excelente experiência gamer. 

Nesta faixa, tanto para os notes como nos desks recomendamos 16 GB de memória – o que, combinado com os demais componentes certos e balançeados, roda tudo com excelente desempenho e qualidade gráfica – aqui NAVE oferece os desks Órbita e o note Estelar.

O desk Órbita, além dos 16GB de memória, conta com o poderoso Intel Core i7 – 9700KF e placa GeForce GTX 1660 Ti, é uma configuração parruda que atende bem as necessidades dos gamers em todos os jogos com excelente qualidade e experiência. O mesmo acontece com o note Estelar que traz os 16 GB de memória balanceado com o processador Intel Core i7 – 9750H e placa de vídeo GeForce GTX 1650.

E se eu quiser o top da Galáxias? Tem?

Claro que tem! Se você gosta do máximo! Tudo no máximo! Experiência máxima! Game no ultra em 4K e streamando ao mesmo tempo para mostrar para a galera então escolha um NAVE high-end.

Nesta faixa e para este tipo de uso com várias tasks simultâneas, tanto para os notes como nos desks recomendamos 32 GB de memória – o que, combinado com os demais componentes balanceados, roda tudo e mais um pouco com o melhor do melhor – aqui a NAVE oferece os desks Cósmico e Júpiter e o note Supernova.

O desk Cósmico é equipado com um i9 9900 – o supra-sumo da Intel – e uma GeForce RTX 2060, tendo uma combinação de excelente desempenho.

Já o Júpiter tem “motorização” AMD, contando com o excelente processador Ryzen 9 3950x, de grande poder de fogo, e placa AMD Radeon RX 5700, sendo uma opção top de linha para o usuário que quer um desk de alto desempenho.

Mas se o que você quer é um desempenho de ponta nas suas mãos para levar a qualquer lugar, sem ressalvas, sua melhor opção é o note gamer Supernova, que tem 32 GB de RAM, contando com processador i7 – 9750H – que também dará conta do recado por um bom tempo – e placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1660 Ti.

Lembre-se que armazenamento também é desempenho!

Muita gente acredita que, quando se fala de armazenamento, a única coisa a se observar é o espaço em disco. Engano! Também estamos falando em desempenho.

É isso mesmo: o SSD (Solid-State Drive), que vem se popularizando, é uma opção não apenas mais segura de armazenamento que o HDD (Hard Disk Drive), como também de maior desempenho.

Isso ocorre porque o SSD permite o acesso aos dados armazenados de maneira muito mais rápida que o HDD, facilitando o trabalho do processador e dando mais fluidez a diversos processos realizados por sua máquina.

Tendo isso em mente, a NAVE recomenda o uso e inseriu SSD de 256 GB em todos os modelos mencionados neste artigo, tanto nos gamer desks, quanto nos gamer notes. É uma garantia para você de que sua máquina contará com o que existe de mais moderno em armazenamento!

Agora que você já conhece as principais características das máquinas gamer, já pode escolher melhor, pensando no que mais vai se adequar ao que você precisa, tanto em termos de performance quanto no que diz respeito ao seu dia a dia e suas necessidades pessoais. Sendo assim, seja qual for sua opção, gamer desk ou gamer note, a NAVE tem a melhor alternativa para você. Conte com configurações competitivas, acessórios especiais e componentes de alta qualidade.

Para facilitar a sua escolha, fizemos uma tabela comparativa de todos os modelos.

Escolha o seu!

Modelo Processador Placa de Vídeo Memória RAM
Desk Atmosfera IA01 Intel Core i5 – 9400F Nvidia GeForce GTX 1660 8 GB
Desk Urano AA01 AMD Ryzen 5 – 3600 AMD Radeon RX 570 8 GB
Desk Órbita IA01 Intel Core i7 – 9700KF Nvidia GeForce GTX 1660 Ti 16 GB
Desk Cósmico IA01 Intel Core i9 – 9900 Nvidia GeForce RTX 2060 16 GB
Desk Júpiter AA01 AMD Ryzen 9 3950X AMD Radeon RX 5700 16 GB
Note Lunar GK5CP4V Intel Core i5 – 9300H Nvidia GeForce GTX 1050 8 GB
Note Lunar GK5CP5V Intel Core i5 – 9300H Nvidia GeForce GTX 1650 8 GB
Note Estelar GK5CP5X Intel Core i7 – 9750H Nvidia GeForce GTX 1650 16 GB
Note Supernova GK5CP6Z Intel Core i7 – 9750H Nvidia GeForce GTX 1660 Ti 32 GB