Perguntas frequentes

Perguntas técnicas

  • 01. Tenho dúvidas sobre a Temperatura de funcionamento dos Notebooks

    O notebook aquece de forma distinta em seus diversos pontos em função da localização dos componentes como processador, chipset e placa gráfica.
    Os notebooks NAVE têm um excelente sistema de arrefecimento utilizando inclusive duplos ventiladores para expulsar o ar quente interno.
    De uma maneira geral, e dependendo de cada ponto, podemos dizer que a temperatura de operação varia entre 30,5º C a 58,5º C.
    As principais medidas são feitas no processador (CPU) e no processador gráfico (GPU) que atingem temperaturas maiores dependendo do grau de exigência da aplicação sendo executada.


    Exemplo:
    Funcionamento normal com o jogo Shadow of the Tomb Raider:
    Temperatura GPU variando entre 61°C a 67°C;
    Temperatura CPU na casa do 70°C;

  • 02. Gostaria de saber mais detalhes sobre as Telas dos notebooks NAVE

    Os modelos NAVE Lunar 4v e 5v têm telas padrão:15,6” LCD TFT LED IPS FHD 1920x1080 60Hz, alta definição, Widescreen 16:9, luminance de 250nits, 45% de cobertura de cor NTSC, contraste 700 e resposta de 25ms;

    O modelo NAVE Estelar têm telas tela 15,6” LCD TFT LED IPS FHD 1920x1080 60Hz, alta definição, Widescreen 16:9. luminance de 300nits, 72% de cobertura de cor NTSC, contraste 800 e resposta de 30ms;

    O NAVE Supernova tem monitor de 15,6” LCD TFT LED IPS FHD 1920x1080 144Hz, alta definição, Widescreen 16:9. luminance de 300nits, 72% de cobertura de cor NTSC, contraste de 1200 e resposta de 9ms.

  • 03. Quais as Webcam dos notebooks NAVE?

    Os notebooks NAVE utilizam webcam de alta definição de 1.0 Mpixel. Os modelos Entry-Level Lunar 4V e 5V e o High-End Supernova 6Z têm a câmera instalada na parte superior do monitor. No modelo Mainstream Estelar 5X a câmera é instalada na parte inferior do monitor

  • 04. Quais as marcas dos componentes usadas pela NAVE, como memória, SSD?

    A NAVE é uma fabricante de tecnologia e não uma montadora. Assim, fabricamos os equipamentos e somos os responsáveis pela garantia e assistência técnica.
    Trabalhamos com componentes importados de primeira qualidade e sempre de última geração e mantemos relacionamento direto com os principais fabricantes do mercado como AMD, Asrock, Gigabyte, Intel, Microsoft, entre outros.

    Itens como Placas Mãe, memória e SSD são de fabricação própria da NAVE.

    Placas de vídeos: Usamos GPUs apenas dos principais fabricantes do mercado como Gigabyte, Asus, MSI e Galax elas podem variar em função das condições dos estoques e do mercado.

  • 05. Qual a autonomia das baterias dos notebooks NAVE?

    Os notebooks NAVE têm uma autonomia de bateria de 3 horas em utilização normal de escritório com uma variação de + ou – 10% em função das configurações do equipamento com relação a brilho, contraste, rotação de ventoinhas, etc. Com utilização máxima em jogos ou software gráficos muito pesados, o processador e placa gráfica são exigidos em potência total, assim como os ventiladores atuam em alta rotação. Tudo isso faz com que a autonomia possa cair significativamente, então para estas atividades recomendamos o uso conectado à tomada.

  • 06. Como é a garantia da NAVE, posso fazer upgrade nas máquinas eu mesmo?

    Todas as máquinas NAVE têm garantia de 1 ano e mais de mil pontos de assistência técnica espalhadas pelo Brasil. Para a segurança de nossos clientes, nossa política de garantia é clara e impede a abertura, manutenção e upgrades por pessoas não autorizadas pela NAVE. Assim, caso você venha a ter algum problema e o lacre não tiver sido violado, a responsabilidade é toda nossa. Para upgrades realizados nas assistências técnicas autorizadas, a garantia permanece. Para saber o ponto mais próximo de você, é só clicar no link abaixo:
    www.navegamer.com.br/assistencia-tecnica.

  • 07. Como posso realizar o download de drivers?

    Se você já efetuou a sua compra e precisa de uma atualização de drive, é só entrar no link abaixo munido do número de série de seu equipamento:
    https://driver.daten.com.br/drivers

    Na página principal do site da NAVE você também encontra, no menu inferior a opção SUPORTE – DRIVERS e MANUAIS que também te leva até lá!

  • 08. Como posso realizar o download do Manual completo da minha máquina?

    Na página principal do site da NAVE você também encontra, no menu inferior a opção SUPORTE – DRIVERS e MANUAIS que também te leva até lá!

  • 09. Quem fabrica as placas mãe dos Notebooks?

    A NAVE é uma fabricante de tecnologia e não uma montadora. Assim, fabricamos os equipamentos e somos os responsáveis pela garantia e assistência técnica.
    Trabalhamos com componentes importados de primeira qualidade e sempre de última geração e mantemos relacionamento direto com os principais fabricantes do mercado como AMD, Asrock, Gigabyte, Intel, Microsoft, entre outros.

    Itens como Placas Mãe, memória e SSD são de fabricação própria da NAVE.

    Placas de vídeos: Usamos GPUs apenas dos principais fabricantes do mercado como Gigabyte, Asus, MSI e Galax elas podem variar em função das condições dos estoques e do mercado.

  • 10. Qual a marca das memórias utilizadas nos equipamentos?

    A NAVE é uma fabricante de tecnologia e não uma montadora. Assim, fabricamos os equipamentos e somos os responsáveis pela garantia e assistência técnica.
    Trabalhamos com componentes importados de primeira qualidade e sempre de última geração e mantemos relacionamento direto com os principais fabricantes do mercado como AMD, Asrock, Gigabyte, Intel, Microsoft, entre outros.

    Itens como Placas Mãe, memória e SSD são de fabricação própria da NAVE.

    Placas de vídeos: Usamos GPUs apenas dos principais fabricantes do mercado como Gigabyte, Asus, MSI, Galax, entre outras. Elas podem variar em função das condições dos estoques e do mercado.

  • 11. Os Desktops da NAVE possuem placa Wi-Fi?

    Em geral os desktops não usam conexões wifi, pois o wifi está associado ao conceito de mobilidade presentes nos notebooks não nos desktops. Os desktops são maquinas maiores e em geral ficam em um local fixo da casa e usam as portas de conexão de rede via cabo, disponível na placa mãe, para se conectar à internet. As conexões via cabo são inclusive mais rápidas que as conexões wifi. Por este motivo nossos desktops não vêm com placa wifi, no entanto é sempre possível se adicionar uma placa wifi caso o usuário tenha uma necessidade específica

  • 12. Posso comprar peças separadas dos equipamentos?

    A NAVE é uma fabricante de tecnologia e comercializamos apenas computadores acabados e assessórios. Não vendemos peças avulsas.

  • 13. É possível comprar sem o SSD, ou sem HD, ou somente com o HD?

    A máquina deve sair de nossa fábrica com pelo menos um dispositivo de armazenamento de forma que nele esteja instalado o sistema operacional (Windows ou Linux) e que a máquina seja utilizável. No nosso site você encontra as opções de armazenamento disponível para cada modelo. Recomendamos no mínimo um SSD por ser a unidade de armazenamento mais rápida hoje disponível.

  • 14. As caixas dos componentes originais são enviadas junto com o computador?

    A NAVE é uma fabricante de tecnologia e não uma montadora. São modelos de negócios diferentes. Não compramos componentes em caixinhas disponíveis no varejo. Fabricamos os equipamentos e somos os responsáveis pela garantia e assistência técnica. Trabalhamos com componentes importados de primeira qualidade e sempre de última geração e mantemos relacionamento direto com os principais fabricantes do mercado como AMD, Asrock, Gigabyte, Intel, Microsoft, entre outros.

    Itens como Placas Mãe, memória e SSD são de fabricação própria da NAVE.

    Placas de vídeos: Usamos GPUs apenas dos principais fabricantes do mercado como Gigabyte, Asus, MSI e Galax e elas podem variar em função das condições dos estoques e do mercado.

  • 15. Qual o cooler que vem no processador de cada máquina?

    Utilizamos Coolers originais AMD e/ou INTEL.

  • 16. Vocês fabricam máquinas com water cooler?

    Atualmente os gabinetes que usamos e o fans RGBs utilizados dão conta do recado e não fazemos uso de water cooler.

  • 17. Como controlo o RGB dos coolers que não tem controle remoto, e do cooler traseiro?

    Controle dos FAN para o sincronismo do RGB no painel e via controle remoto estão disponíveis na linha Órbita, Cósmico e Júpiter. No Atmosfera e Urano o FAN da traseira não pode ser sincronizado com o spectrum RGB do frontal. Podendo o spectrum ser controlado no painel.

  • 18. Quantos monitores posso ligar simultaneamente ao notebook ou desktop?

    É possível ligar até três monitores simultaneamente.

  • 19. Qual a melhor saída de vídeo?

    Desktop, para uso geral (HDMI) por ser mais versátil e transmitir também o áudio, e para uso em monitores de alta frequência a Display Port.

  • 20. Quais notebooks recomendados para jogar e streamar?

    Essa é uma pergunta bem complicada, pois vai depender do jogo e da qualidade do stream que você vai querer fazer. A princípio você consegue fazer os dois simultaneamente de forma mais simples com os nossos entry-level Lunar 4v e 5V. O mais recomendado, no entanto, é que você escolha o mainstream Estelar 5X. Agora se você quer ser o “professional master blaster” aí vá de Supernova 6Z

  • 21. Escolhi o equipamento com Sistema Operacional Linux, qual a senha padrão que vem nos computadores?

    Não tem senha.

  • 22. Escolhi o equipamento com Sistema Operacional Linux, qual tecla devo utilizar você para instalar o Windows?

    Não tem uma tecla específica para instalar o sistema, é necessário formatar e instalar o sistema operacional Windows seguindo os procedimentos da Microsft. Depois de instalado o sistema operacional Windows você poderá baixar todos os
    drivers disponíveis no site da NAVE. Na página principal, no menu inferior você encontra um link chamado DRIVERS e MANUAIS, ou direto no endereço https://driver.daten.com.br/drivers.

  • 23. O notebook supernova 6Z tem monitor de 144Hz. Consigo liga-lo a um monitor externo utilizando esta frequência?

    As saídas de vídeo HDMI e DP do supernova suportam frequências de até 60Hz. Somente a tela é 144Hz.

  • 24. Como faço para melhorar a saída de som do meu notebook NAVE?

    Você pode usar o aplicativo da Sound Blaster disponível no seu notebook para equalizar o som e conseguir uma melhor qualidade sonora.

Perguntas gerais

  • 01. É possível adquirir garantia extra?

    Ainda não trabalhamos com garantia estendida.

  • 02. Quais as formas de pagamento disponíveis?

    Os pagamentos podem ser realizados através dos principais cartões de crédito em até 10x sem juros ou através de boleto bancário com 5% de desconto.
    Nota 1: O processamento do cartão de crédito em geral é rápido, mas em alguns poucos casos podem levar até 96 horas para ser processado, mesmo aparecendo como confirmado para o cliente.
    Nota 2: Os boletos tem validade de três dias úteis para serem pagos.

  • 03.Após ter o pagamento aprovado, quantos dias leva para despache do produto?

    Após recebermos a confirmação de pagamento da instituição financeira (Cartão ou banco) o produto é liberado para produção e em 2 a 3 dias segue para entrega.

    Eventualmente em tempos de pandemia o tempo pode ser ampliado para até 6 dias.

  • 04. É possível alterar a forma de pagamento do pedido após a compra?

    Após a confirmação de compra, não é possível alterar a forma de pagamento.

  • 05. Após a confirmação de compra, não é possível alterar a forma de pagamento.

    A NAVE se reserva o direito de cancelar o pedido nos seguintes casos:

    • Usuário com informações cadastrais incorretas ou inválidas
    • Informações incompatíveis como nome de um, cartão de outro, endereço de um terceiro.
    • Entregas a serem realizadas em locais fora de áreas de entregas disponibilizadas pelas transportadoras
    • Possibilidade de fraude ou má-fé ou descumprimento de qualquer das políticas do site, abuso de direitos e/ou demais situações que impliquem em violações de dispositivos legais.

  • 06. Meu pedido foi cancelado e ainda não fui ressarcido.

    Quando o pedido é cancelado, é avisado ineditamente a operadora do cartão que tem a responsabilidade de fazer o crédito. O credito pode ser realizado na próxima fatura do cartão. Para compras realizadas via boleto bancário: o cliente deverá enviar informação de conta corrente para depósito do valor.

  • 07. Por que não consigo utilizar o cupom de desconto?

    Verificar o prazo de validade do cupom e limite de uso (consultar condições da promoção).

  • 08. Quais as modalidades de entrega?

    Trabalhamos com as maiores e melhores transportadoras do Brasil. Consulte a disponibilidade e preço da transportadora no ato da compra.

  • 09. Minha entrega não chegou! E agora?

    Verificar onde o produto está através do código de rastreio e/ou entrar em contato imediatamente através de nossos canais de atendimento.

  • 10. Meu pedido está com endereço incorreto. Como alterar?

    Entrar em contato imediatamente através de nossos canais de atendimento, munido de documentos de identificação e comprovante de residência.

  • 11. Como alterar o endereço de entrega?

    Você pode fazer isso a qualquer momento em em seu de cadastro, dentro do perfil. Caso a compra já tenha sido efetuada entrar em contato imediatamente através de nossos canais de atendimento, munido de documentos de identificação e comprovante de residência.

  • 12. Consigo colocar mais de um endereço de entrega?

    Consigo colocar mais de um endereço de entrega?

  • 13. Não recebi o link de rastreio do produto no meu e-mail. Como Consigo?

    Verifique primeiro se o email não foi para a caixa de spam, promocional ou lixo. Outra possibilidade é a de o produto ainda não ter sido coletado pela operadora de logística, entrar em contato através de nossos canais de atendimento

  • 14. Recebi o produto errado/faltam itens na minha entrega. Como resolvo?

    Entrar em contato imediatamente através de nossos canais de atendimento para verificação e correção no envio.

  • 15. Meu pedido retornou para o centro de distribuição! E agora?

    Entrar em contato imediatamente através de nossos canais de atendimento e ou empresa de logística.

  • 16. Quero cancelar a minha compra!

    Entrar em contato imediatamente através de nossos canais de atendimento.

  • 17. A embalagem do meu pedido chegou violada!

    Caso o pedido venha violado, recusar o recebimento e informar imediatamente através de nossos canais de atendimento.

  • 18. Entenda as fases de compra (Pendente, Análise, Aprovado, Produção, Expedição, Enviado)

    1. Pendente –aguardando pagamento ou verificação dos dados
    2. Análise – o mesmo acima
    3. Aprovado pela instituição financeira – irá para produção
    4. Produto sendo preparado/fabricado – em fabricação
    5. Nota fiscal emitida – preparação da documentação
    6. Produto pronto para envio – tudo pronto aguardando coleta
    7. Enviado para transportadora – produto e documentação com a transportadora
    8. Produto recebido – Chegou em suas mãos

  • 19. Como faço para receber as ofertas da NAVE?

    Cadastre-se em nosso Site/News e acompanhe nossas redes sociais

  • 20. Quero devolver o meu pedido!

    Acesse o link ao lado: https://www.navegamer.com.br/termos
    E entre em contato com nossa central de atendimento.

  • 21. Este site é realmente seguro?

    Nosso site é 100% seguro, trabalhamos em ambiente criptografado, com tecnologias avançadas em proteção de dados, com um dos melhores sistemas do mundo em proteção contra hackers. Para saber mais acesse; https://www.navegamer.com.br/seguranca-e-privacidade

  • 22. Perdi meu login o que fazer?

    Entrar em contato para deletarmos a conta e o fazer o recadastramento.

  • 23. Esqueci minha senha o que fazer?

    Ao clicar em "entrar", clique no botão "esqueci minha senha". Você deve informar seu e-mail de cadastro e receberá uma mensagem com um link para alterar sua senha. Ao clicar, você será direcionado para uma página segura da NAVE onde poderá cadastrar uma nova senha. Lembre-se de criar uma senha forte, com letras e números!

Código de conduta, conformidade regulatória, práticas comerciais e ética

  • 01. CONFORMIDADE COM O CÓDIGO DE CONDUTA PARA FORNECEDORES

    Os fornecedores e seus funcionários, representantes e subcontratados (coletivamente conhecidos como “Fornecedores”) devem aderir a este Código de Conduta para Fornecedores enquanto estiverem realizando negócios com ou em nome da DATEN. Os fornecedores devem informar imediatamente seu contato da Daten (ou um membro da gerência da Daten) quando alguma situação decorrente faça com que o Fornecedor opere em violação deste Código de Conduta. Apesar de se esperar que os Fornecedores da Daten automonitorem e demonstrem sua conformidade com este Código de Conduta, a Daten pode auditar os Fornecedores ou inspecionar as instalações dos Fornecedores para confirmar a conformidade. A Daten pode exigir a remoção imediata de quaisquer representantes ou equipe do Fornecedor que se comporte de uma forma que seja ilegal ou inconsistente com este Código de Conduta ou qualquer política da Daten. A conformidade com este Código de Conduta, é obrigatória, além de quaisquer outras obrigações indicadas em qualquer contrato que um Fornecedor possa ter com a Daten.

  • 02. PRÁTICAS DE CONFORMIDADE REGULATÓRIAS E LEGAIS

    Todos os Fornecedores da Daten devem conduzir suas atividades comerciais em total conformidade com as leis e os regulamentos aplicáveis, enquanto conduzem negócios com e/ou em nome da Daten e devem, sem limitação:

    • Negociação: cumprir todos os controles de negociações aplicáveis, bem como todas as leis e os regulamentos de importação, exportação e reexportação aplicáveis.

    • Antitruste: conduzir negócios em total conformidade com as leis de concorrência justa e antitruste que regem as jurisdições nas quais eles conduzem negócios.

    • Boicotes: não participar de boicotes internacionais que não sejam sancionados pelo governo do Brasil ou por leis aplicáveis.

    • Anticorrupção: não participar de subornos ou descontos de qualquer natureza, quer seja em negociações com funcionários públicos ou indivíduos do setor privado. A Daten se compromete a observar os padrões de conduta estabelecidos e as leis contra corrupção e lavagem de dinheiro dos países em que a Daten opera. Os Fornecedores devem cumprir todas as leis contra lavagem de dinheiro e anticorrupção aplicáveis, incluindo a FCPA, bem como as leis que regem os atos de fazer lobby, dar presentes e oferecer pagamentos a funcionários públicos, leis de contribuição para campanhas políticas e outros regulamentos relacionados. Os Fornecedores não devem, direta ou indiretamente, oferecer nem pagar qualquer valor (inclusive viagens, presentes, despesas com hospedagem e doações de caridade) a qualquer oficial ou funcionário de qualquer governo, órgão governamental, partido político ou organização pública internacional nem a qualquer candidato a cargo político com o intuito de: (i) influenciar indevidamente qualquer ato ou decisão de tal oficial, funcionário ou candidato a fim de promover quaisquer interesses comerciais da Daten ou de, qualquer forma, promover indevidamente quaisquer interesses comerciais da Daten. Como representantes da Daten, os Fornecedores devem cumprir todos os aspectos da Política Anticorrupção da Daten para Representantes.

    • Acessibilidade: criar produtos e serviços que sejam acessíveis para as pessoas com deficiências é um princípio essencial da cultura da Daten para preencher não somente nossas obrigações legais, mas também nossa missão de capacitar todas das pessoas do planeta a fazer mais.

  • 03. PRÁTICAS COMERCIAIS E ÉTICA

    Os Fornecedores da Daten devem conduzir suas interações e atividades comerciais com integridade e devem, sem limitação:

    • Registros de Negócios: registrar e reportar de forma honesta e precisa todas as informações comerciais e cumprir todas as leis aplicáveis referentes à sua conclusão e precisão. Criar, reter e descartar registros comerciais em total conformidade com todas as exigências regulatórias e legais aplicáveis. Ser honesto, direto e fiel nas discussões com representantes de órgãos regulatórios e oficiais do governo.

    • Imprensa: falar com a imprensa em nome da Daten apenas se o Fornecedor for expressamente autorizado por escrito a fazer isso pela Daten.

    • Presentes: Evite dar presentes para funcionários da Daten porque mesmo um presente bem-intencionado pode constituir um suborno sob determinadas circunstâncias ou criar conflitos de interesse. Não ofereça nada de valor para obter ou reter um benefício ou vantagem para o doador, e não ofereça nada que possa parecer influenciar, comprometer o julgamento ou obrigar o funcionário da Daten. Se você oferecer um presente, uma refeição ou proporcionar entretenimento a funcionários da Daten, sempre use o bom senso, a discrição e a moderação. Qualquer presente de um Fornecedor deve ser permitido sob a política do país e da unidade de negócios do funcionário da Daten uma vez que as políticas comerciais e regionais da Daten proíbem totalmente os presentes ou definem limites máximos de valor para os presentes em quantidades variáveis. Todos os presentes, as refeições ou entretenimento devem cumprir a lei aplicável, não devem violar as políticas do doador e/ou do destinatário em questão e devem ser consistentes com a prática e os costumes locais.

    • Conflitos de Interesse: evitar a aparência de ou as impropriedades reais ou os conflitos de interesse. Os Fornecedores não devem lidar diretamente com nenhum funcionário da Daten cujo cônjuge companheiro ou outro membro da família ou parente mantenha um interesse financeiro significativo no Fornecedor. Durante a negociação do contrato com o Fornecedor ou ao desempenhar as obrigações do Fornecedor, também é proibido lidar diretamente com o cônjuge, companheiro ou outro membro da família ou parente empregado pela Daten da equipe do Fornecedor.