Batalha De Games - Overwatch x Paladins

#BatalhadeNAVEs: Gamer Note Estelar X Gamer Desk Órbita

2 meses atrás
Compartilhe

Na hora de escolher a sua NAVE, pode pairar dúvida entre os diferentes segmentos de máquinas que temos à disposição, ou, então, entre as opções de gamer desk e gamer note – sabemos que cada uma tem suas vantagens.

Para te ajudar nesse processo, fizemos este artigo com o objetivo de comparar duas máquinas da mesma categoria (mainstream), porém com propostas diferentes: uma gamer desk, outra gamer note.

São elas o gamer note Estelar e o gamer desk Órbita, duas jóias mainstream da NAVE, que vão encher os seus olhos – e a sua dúvida será só entre qual delas escolher. 

Ambos adequados ao gamer mainstream

Primeiro, é importante observar o seguinte: estamos falando de máquinas perfeitas para o gamer mainstream, ou seja, aquele que quer mais potência e performance do que o que compra versões de entrada, mas não é um entusiasta investidor como o usuário high-end.

Confira os diferentes perfis de usuários e que máquinas são adequadas para cada um deles

Se você realmente é um gamer perfil mainstream, fique tranquilo, tanto Órbita quanto o Estelar vão superar suas expectativas.

As máquinas, como se verá, tem pequenas diferenças de configuração entre si, valendo a pena uma análise cuidadosa, mas a principal distinção é justamente o fato de uma ser gamer desk – podendo ser mais facilmente mexida, atualizada e personalizada – e a outra ser gamer note – e portanto ser mais portátil e prática. A escolha é sua!

Intel CORE i7 9ª geração, um coração que pulsa forte

Vamos começar a batalha pelo coração das máquinas: o processador. Quem está em busca de um bom PC gamer sabe que não é possível pensar em montar uma máquina de boa performance sem ter um bom processador, correto?

Foi pensando nisso que colocamos em nossas máquinas mainstream um dos melhores segmentos de processador que o mercado tem a oferecer: o Intel CORE i7 de 9ª geração, apelidada de Coffee Lake Refresh, a última lançada pela Intel, com grande sucesso.

Os processadores não são exatamente iguais; enquanto o Órbita traz o i7-9700KF, desbloqueado de fábrica para overclock, com 8 núcleos e 8 threads (todos reais), o Estelar apresenta o i7-9750H, da linha de alto desempenho gamer, com 6 núcleos e 12 threads (através da tecnologia Hyper Threading de núcleos virtuais).

Quanto ao clock,  enquanto o i7-9750H do Estelar tem clock base de 2.6 GHz e turbo de 4.5 GHz – o que, por si só, já é uma credencial e tanto, notadamente o turbo clock – , o i7-9700KF do Órbita apresenta nada menos que 3.6 GHz de clock base e 4.9 GHz de turbo clock, um verdadeiro foguete.

A robustez das placas de vídeo GeForce

Outra semelhança entre Órbita e Estelar está na placa de vídeo: ambos contam com NVIDIA GeForce da série GTX, totalmente aclamada pelo mundo gamer, dispensando até apresentações.

No entanto, enquanto o Estelar conta com a GTX 1650 – por si só, já um componente com performance invejável – , o Órbita vai um pouco além e apresenta a GTX 1660 Super, que tem ainda mais poder de fogo, sendo uma das principais placas mainstream do mercado.

RAM e armazenamento para ninguém botar defeito

Vamos a um capítulo no qual nossos desafiantes de hoje são iguais, apresentando o que o gamer mainstream precisa: o armazenamento e a memória RAM.

Tanto Órbita quanto Estelar têm armazenamento SSD (Solid-State Drive) de 256 GB. Quem é gamer sabe que, ao contrário do disco rígido (HDD), o SSD é totalmente eletrônico e disponibiliza dados de maneira muito mais rápida (e é muito mais seguro). De toda forma, ambas as máquinas têm HDD opcional, além do SSD.

Quanto à memória RAM, pode ficar tranquilo: os dois têm nada menos que 16 GB de RAM DDR4 operando em 2666 MHz, memória suficiente para rodar tranquilo tudo o que você quiser jogar.

Estelar e Órbita são, todos dois, excelentes opções para o gamer mainstream; embora o Órbita apresente um poder de fogo ligeiramente maior, as duas máquinas praticamente se equivalem de maneira geral.

A grande diferença reside no tipo: uma é gamer desk, e a outra, gamer note – e é esse o principal fator a se levar em consideração na hora de comprar. De um lado, a personalização e robustez; do outro, a portabilidade para quem precisa de uma solução prática para o dia-a-dia. 

No fim das contas, o seu poder de fogo para um excelente desempenho está garantido, agora é só escolher a melhor opção para você e para a sua rotina.