Batalha De Games - Overwatch x Paladins

Batalha de processadores: melhor multitasking ou melhor single core?

17 dias atrás
Compartilhe

Uma das questões mais importantes na hora de comprar seu PC gamer é encontrar o melhor processador com o melhor custo-benefício, garantindo um bom desempenho e pagando um valor justo. 

Por isso, o que trazemos hoje é a Batalha de Processadores entre os dois mais queridos da NAVE: o AMD Ryzen™5 3600 e o Intel® Core™i5 9400F. Quando se trata de desempenho em games com um investimento moderado, esses são os melhores modelos da Intel® e da AMD. 

Vamos lá. 

AMD Ryzen™ 5 3600 x Intel® Core™ i5 9400F 

O AMD Ryzen™5 3600 é um processador de 7 nm 32 MB de cache e possui 3.6 GHz de clock base e 4.2 GHz de Clock em Turbo. Suporta até a versão 4 do PCI Express e memórias DDR4 @ 3200 MHz. 

O Intel® Core™i5 9400F é um processador de 14 nm 9 MB de cache e possui 2.9GHz de clock base e 4.1GHz de Clock em Turbo. Suporta até a versão 3 do PCI Express e memórias DDR4 @ 2666MHz. 

O hexa-core da AMD é referência quando falamos de custo-benefício e tem a vantagem de contar com SMT (comparável com o Hyperthread da Intel®), que garante duas threads por núcleo, deixando o AMD Ryzen™5 com 12 threads, para o gamer que busca mais desempenho mexendo nas frequências de operação. O resultado é um desempenho top em seus games favoritos comparados com modelos das famílias anteriores da AMD. 

O campeão da Intel® na nossa batalha é um hexa-core single thread (diferente do concorrente, esse tem 6 threads a menos) com configurações padrão da linha i5, mas que manda muito bem com games. Para manter um valor mais acessível, esse modelo da Intel® é bloqueado para overclock e abre mão do Hyperthread (só tem um thread por núcleo físico). Em compensação, tem a vantagem de ser o mais barato dos competidores. 

Tanto o processador da AMD Ryzen™ quanto o Intel® Core™ são produtos relevantes para o gamer ter em seu PC. Eles permitem que a placa gráfica atinja altas taxas de FPS, chegando a mais de 100 FPS na grande maioria das franquias.  

Custo-benefício do Intel® Core™ i5 

O ponto forte do Intel® i5 é trazer uma leve vantagem de performance nos jogos em comparação com seu concorrente da AMD por um ótimo custo-benefício. 

Overclock e multithread do AMD Ryzen™ 5 3600 

Outros fatores jogam a favor do modelo da AMD Ryzen™. O processador roda multitasking com mais tranquilidade, fator importante para fazer streaming de gameplay e renderizações em programas gráficos. Com SMT liberado e dual thread por núcleo, é mais difícil que o modelo da AMD Ryzen™ chegue próximo dos 100% de uso durante o gameplay. 

A melhor NAVE: Urano ou Atmosfera? 

Aqui na NAVE tem espaço para os dois processadores. Temos ainda duas máquinas incríveis no mesmo nível: uma com o modelo Intel® Core™ i5 e outra com o processador AMD Ryzen™5. Estamos falando dos desktops gamer Urano Atmosfera. Saiba mais sobre eles. 

A performance do Atmosfera 

O Atmosfera IA01 é a máquina com Intel® Core™ i5, queridinha da NAVE. O modelo tem placa de vídeo NVIDIA Geforce GTX 1660, uma placa muito boa e que atende bem às demandas de jogos em Full HD (podendo também fazer upgrade para o modelo SUPER da mesma linha).  

O desktop gamer conta também com 8 GB de memória RAM, podendo ser expandido para 16 GB (2 pentes de 8 GB). Garantias de excelente performance por um investimento razoável. 

Urano multitasking 

O PC gamer Urano AA01 é a máquina com AMD Ryzen™5, amada pelos streamers. O modelo tem placa de vídeo AMD Radeon™ RX 570 como default, que tem ótimo custo-benefício, mesmo para games pesados. Mas para quem prefere a linha NVIDIA GeForce GTX 1660, ela também é uma opção na customização dessa NAVE. 

O Urano também tem 8 GB de memória RAM, expansível para 16 GB (com 2 pentes de 8 GB). 

Qual a sua NAVE? Para comprar a Urano, clique aqui. Para personalizar sua Atmosfera,  clique aqui.